terça-feira, 17 de setembro de 2019

Estudantes de Tauá vão participar do concurso de soletração Ao Pé da Letra


A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (AL), lança nesta terça-feira (17), às 9h30, o concurso de soletração Ao Pé da Letra, voltado a alunos da 1ª série do ensino médio da rede pública estadual. Participam da solenidade de abertura, estudantes e professores, além da secretária Eliana Estrela e do presidente da AL, deputado José Sarto. O evento acontece no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes (prédio anexo II da AL).

O concurso tem como objetivos incentivar os bons hábitos de leitura e ampliação do vocabulário dos estudantes; estimular os alunos a participarem de atividades de produção de conhecimentos; apresentar à sociedade cearense os talentos estudantis na perspectiva do conhecimento da língua portuguesa.

Eliana Estrela observa que a iniciativa está em concordância com a ideia de protagonismo que a Secretaria defende para a juventude cearense.

José Sarto explica que a ideia é estimular o aluno não só a ganhar um prêmio físico. “O jovem já é inquieto por natureza, se você direciona essa inquietude para o conhecimento, quem sabe a gente vai descobrir nesse processo todo pessoas que são talento em Português”, explica.

Participam da primeira edição alunos selecionados de 14 municípios (Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Uruburetama, Itapajé, Ubajara, Canindé, Limoeiro do Norte, Boa Viagem, Crateús, Tauá, Mombaça, Iguatu e Crato). Os três primeiros colocados serão premiados.

O concurso está dividido nas fases Escolar, Regional, Macrorregional e Estadual (o lançamento na terça-feira, 17, representa o início da fase estadual). Esta última fase é compreendida em Oitavas de final; Quartas de final; Fase semifinal e Fase final.

A primeira etapa será exibida no sábado (21/09), às 15h, pela TV Assembleia (canal 31.1). As demais etapas ocorrerão nos dias 28/09, 02/10, 12/10, 19/10 e 26/10.

Premiação: 1º lugar – Notebook e um intercâmbio para a Europa; 2º lugar – Visita técnica a Brasília; 3º lugar – Visita técnica e um telefone celular. Os professores de Língua Portuguesa dos três primeiros colocados serão premiados com bolsa de curso de especialização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário