segunda-feira, 11 de abril de 2022

Tauaense é destaque em matéria do Jornal O Povo com receita para a Páscoa

 

A Páscoa está chegando. Logo mais, famílias devem se reunir para celebrar um dos marcos mais emblemáticos do calendário brasileiro. De origem na religiosidade cristã, a data remonta à paixão, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Gestos simples, como estar junto à mesa, podem ganhar ainda mais significado nos próximos dias. A comemoração começa neste Domingo de Ramos, 10, mas é no Domingo de Páscoa, 17, que o sentimento pode aflorar com a tradicional ceia pascal.

Durante a Semana Santa, o costume de substituição da carne vermelha pelo consumo de peixes advém do cristianismo. Para quem quer incrementar a refeição, chefs da Cidade compartilham receitas tradicionais e reinvenções, além de dicas de preparos. O guia conta com sugestões dos tradicionais pães de coco, vinhos, entradinha, pratos principais com frutos do mar e sobremesas. Há, também, propostas para encomendar e tornar o almoço ainda mais especial.

Risoto de Camarão

Para quem prefere o camarão no prato principal, o chef Jean Ribeiro, do Hotel Brasil Tropical, divide sua receita de risoto com o insumo. Os ingredientes são: 100 g de arroz arbóreo; 100 g de camarão médio; 10 g de alho picado; 10 g de cebola picada; 10 g de milho verde; 10 g de ervilha; 10 g de cenoura picada; 10 g de tomate sem pele picado; 50 g de queijo parmesão ralado; 30 ml de vinho branco seco; 20 ml de azeite; salsinha desidratada e caldo de peixe a gosto.

Modo de preparo

Prepare o arroz numa panela, junte o alho e a cebola com azeite e refogue. Em seguida, entre com arroz, adicione o vinho sempre mexendo, e adicione a água quente até o ponto de cozimento. Após pronto, deixe reservado.

Para o camarão: refogue o alho e a cebola com azeite e, em seguida, coloque os camarões e deixe refogar por três minutos. Adicione o milho a ervilha a cenoura, o caldo de peixe, o vinho, sal e salsinha a gosto. Continue refogando, adicione o vinho. Depois, requeijão. Por último, o arroz já pronto que foi deixado reservado.

Finalização: depois de tudo pronto, é só decorar o prato com salsinha desidratada e queijo parmesão ralado a gosto.

Dica do chef

Na escolha do camarão, o chef Jean Ribeiro indica: "Se não tiver fresco, pode comprar congelado, que seja de boa qualidade. Quando for descascar o camarão, sempre limpar aquela 'gordurazinha' que tem em cima e embaixo". O chef também sugere uma substituição ao vinho branco: "Uma dica muito boa é lavar todas as cenouras, talos de salsinha e de cebolinha e do cheiro verde. Corta uma cebola no meio e faz um caldo. O caldo de legumes pode
substituir o vinho".

Jean Ribeiro é Tauaense, da localidade de Lustal. A matéria é do jornal o Povo, edição da última sexta-feira (08), intitulada: Páscoa à mesa: receitas de chefs e dicas de preparos para a ceia pascal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário