quarta-feira, 9 de junho de 2021

Interno do sistema prisional cearense conquista sonho do diploma de ensino superior

 

O sonho da conquista pelo diploma universitário chegou para um interno do sistema penitenciário cearense. Com a aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ele garantiu vaga na universidade através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

Kayo Hamon, de 31 anos, da Penitenciária Industrial do Cariri, vestiu beca e capelo para receber o diploma de tecnólogo em gestão comercial da Faculdade Educacional (FAEL). Após dois anos de estudo, ele concluiu o ensino superior e se tornou o primeiro preso da atual gestão da SAP a se formar em um curso a distância durante cumprimento de pena no regime fechado.

A cerimônia de colação foi realizada na unidade prisional onde ele cumpre pena e contou com a presença de representantes da universidade.

Kayo se tornou referência entre os colegas de presídio. Além dele, atualmente 12 alunos também fazem cursos de nível superior a distância. As aulas são de segunda a sexta, 3 horas por dia, em uma sala da unidade. Os módulos são virtuais e monitorados pelo setor de educação.

“Meu principal objetivo é sair daqui como cidadão e dar um futuro digno a minha família. Que meu exemplo sirva de espelho para meus colegas, por que apesar dos nossos erros, com esforço e dedicação podemos nos reerguer e mudar de vida”, comemora.

O coordenador de educação da SAP, Rodrigo Moraes, reforça que este resultado é fruto do trabalho focado na escolarização devido a garantia da segurança, logística e disciplina nas unidades prisionais. “A SAP celebra a conquista desse interno por que ele poderá retornar ao convívio social, com seus estudos concluídos, com uma capacitação profissional que ele recebeu dentro do sistema prisional e agora com uma graduação. A Secretaria não mede esforços para garantir, não só para ele, mas para todos os internos que buscam reescrever suas histórias de vida”, afirma.
Inclusão Social

A Secretaria da Administração Penitenciária reforça a importância do acesso do interno à educação e como ela pode ser eficiente na ressocialização. Atualmente, são 3.450 internos com acesso garantido a aulas regulares nos ensinos de alfabetização, ensino fundamental e médio nas unidades prisionais, através da Coordenadoria de Educação da Secretaria da Administração Penitenciária.

Devido a organização do sistema e controle dentro das unidades prisionais estabelecido pela nova gestão do secretário Mauro Albuquerque, é possível implementar procedimentos educacionais e medidas para capacitar o interno. A parceria entre SAP e Seduc torna possível a oferta educacional. A Seduc dá assistência com professores e material didático. Já a SAP dá suporte na segurança, logística e apoio necessários aos educadores.
Livro Aberto

Ler é um processo que permite o individuo absorver mais conhecimentos, criar infinitas possibilidades e trilhar caminhos para desenvolver seu potencial pessoal e profissional. No sistema prisional, os livros podem proporcionar liberdade antes do tempo. É com esse propósito que a SAP desenvolveu o projeto “Livro Aberto” para incentivar a leitura como um caminho para ressocializar e reduzir a pena de internos.

A ação é resultado de uma parceria firmada com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do projeto Biblioteca Itinerante, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (SESI).

No projeto “Livro Aberto”, o preso escolhe, a cada mês, uma obra literária dentre os títulos selecionados para a leitura. O apenado tem o prazo de 21 a 30 dias para apresentar o relatório de leitura ou resenha. O relatório deve ser elaborado de forma individual, presencial, em local adequado.

A resenha que atingir a nota igual ou superior a 6,0 é aprovada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Depois, é levado para a vara judicial para ser avaliado sobre a redução da pena. Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, ele terá a possibilidade de remir 48 dias no prazo de 12 meses da pena.

Fonte: Governo do Ceará

Um comentário: