quinta-feira, 25 de junho de 2020

Tauá continua entre as mais baixas temperaturas do Ceará


Tianguá, localizado na macrorregião da Ibiapaba, registrou, no início da manhã desta quarta-feira (24), a menor temperatura mínima do Ceará em 2020 entre os municípios monitorados por meio de Plataformas de Coleta de Dados (PCDs).

De acordo com dados da rede de monitoramento de variáveis meteorológicas que agrega informações de órgãos como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet ), o valor extremo observado foi de 15,6°C.

Climatologicamente, os meses de junho e julho são mais “frios”. Neste período o Hemisfério Sul passa a vivenciar o inverno, quando o eixo de rotação do planeta Terra tem uma inclinação de 23° em relação à incidência solar. Com isso cada hemisfério recebe mais ou menos luz solar dependendo da época do ano.

“Dessa forma, é inverno em um hemisfério quando o período de sol é menor, ou seja, há menos aquecimento uma vez que as noites são mais longas (período sem sol) do que os dias (período com sol)”, afirma Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

Além da temperatura mais amena em Tianguá, a Funceme apontou ainda os seguintes valores extremos:

17,2°C: Barro

17,9°C: Tauá

19,1°C: Sobral

Em Fortaleza, a menor mínima registrada na manhã desta quarta-feira foi de 23,5°C.

Fonte: www.funceme.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário