quinta-feira, 20 de junho de 2019

IFCE vence etapa estadual de Prêmio de Educação do Sebrae


Os campi de Tauá e Boa Viagem do IFCE receberam, nesta quarta-feira (19), o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora pela realização do Fórum Integrador "Integrando Saberes no Sertão Central e Inhamuns". O projeto ganhou o primeiro lugar na categoria Ensino Profissional da etapa estadual da premiação.

O concurso promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae) teve o objetivo de reconhecer boas práticas empreendedoras em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A cerimônia de premiação ocorreu no Sebrae Sede, em Fortaleza. Os vencedores foram agraciados com troféu de reconhecimento e certificado e seguem agora para a etapa regional do prêmio.

Integrando Saberes no Sertão Central e Inhamuns

O Fórum Integrador foi realizado em julho de 2018, no campus de Boa Viagem, com a proposta de promover um ensino integral, participativo e empreendedor, capaz de colocar os estudantes de Tauá e Boa Viagem como protagonistas de uma transformação das realidades local e regional.

Com a orientação dos professores, alunos de diferentes níveis e áreas criaram ideias e protótipos que serviriam como soluções tecnológicas para problemas relacionados aos temas: Convivência com o Semiárido; Linguagem e Humanidades; e Ciência, Tecnologia e Sociedade. Foram apresentadas propostas como uma estufa inteligente com energia renovável, um sistema de plantio automatizado com reúso de água da chuva e um projeto de expedições pelo mundo da história e da literatura cearense. As dez ideias mais inovadoras foram premiadas com bolsas para que pudessem ser desenvolvidas nos campi de origem.

Em nota enviada aos vencedores do concurso, a organização do Prêmio Sebrae afirma que "o trabalho desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia é crucial para que o empreendedorismo seja uma realidade dentro dos espaços educativos e sociais, fazendo total diferença na formação dos educandos". O diretor-geral do campus de Tauá, José Alves Neto, ressalta que o prêmio "é de extrema importância e mostra como as instituições veem com bons olhos a utilização dessas práticas educativas".

A ideia é que o Fórum Integrador ocorra anualmente, de forma alternada entre os dois campi, contribuindo com a transformação de vidas por meio do protagonismo empreendedor dos jovens nos sertões do Ceará.

Fonte:ifce.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário