Tauá


História
Suas origens datam do dia 14 de dezembro de 1801, o Ouvidor Gregório José da Silva foi até a povoação de Tauá para elevar o local à categoria de vila. No dia 3 de maio foi instalada a vila. No dia 2 de dezembro de 1889, o local passou a se chamar São João do Príncipe dos Inhamuns. Recebeu a categoria de cidade em 2 de agosto de 1929, quando retornou.

Sua população estimada em 2010 era de 55.755 habitantes.

Etimologia
Tauá é uma palavra de origem indígena que significa "Barro vermelho" em tupi. Chamou-se inicialmente São João do Príncipe e São João do Príncipe dos Inhamuns.

Geografia
O município está localizado a 337 quilômetros de distância da capital cearense, Fortaleza. O acesso ao local pode ser feito através da BR- 020, neste município nasce o Rio Jaguaribe na Serra da Joaninha. São distritos de Tauá: Marrecas, Barra Nova, Trici, Marruás, Carrapateiras, Inhamuns e Santa Teresa, além da sede do município.

Energia solar
Em Tauá está localizada a [[Solar Tauá]], primeira usina solar fotovoltaica a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil, inaugurada em agosto de 2011.

Comunicação
Tauá conta com três rádios locais: Difusora, Cultura e Rádio Trici FM. Os acontecimentos locais e regionais são veiculados a partir dessas três emissoras. Narrações esportivas, sorteios e jornalismo são levados aos tauaenses através das rádios locais.

Filhos ilustres
Joaquim Pimenta - Jurista e Ministro do trabalho.
Fausto Barreto - Filólogo, jornalista, professor e político brasileiro.
Vicente Fialho - Ministro de Minas e Energia e prefeito de Fortaleza.
Jovita Feitosa - Mártir do feminismo militar brasileiro.
Domingos Filho - Vice-Governador do Estado do Ceará 2011/2014
Domingos Neto - Deputado Federal do Estado do Ceará 2011/2014

Turismo
Turismo religioso
As primeiras manifestações religiosas datam da doação de um patrimônio para a construção da capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, feita pelo Sargento-Mor José Rodrigues de Matos. A padroeira da cidade é a santa que nomeia a capela. Na sede existe ainda uma capela no cemitério municipal, uma no bairro do Tauazinho, entre outras. Destacam-se também as Festas Religiosas que ocorrem no decorrer do ano, como a de Santa Rita de Cássia de Marruás e a de Jesus, Maria e José de Marrecas, além de outras que ocorrem nos demais Distritos do Município.

Atrativos naturais
O maior ícone natural é o Serrote Quinamuiú. Ele pode ser avistado de qualquer ponto da cidade.

Atrativos culturais
Como atrativos culturais o município de Tauá possui três sítios paleontológicos e 15 arqueológicos, que podem ser visitados, porém só podem ser explorados por pesquisadores profissionais e cadastrados.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Foi inaugurada em 17 de outubro de 1762, por doação do sargento-mor José Rodrigues de Matos, em área com abrangência de 600 braças de terra. A Igreja foi construída com teto em cúpula cilíndrica, sendo à época o terceiro do Brasil. Em 1906, sua estrutura foi ampliada com a construção de espaços em suas laterais. Este monumento cultural também está tombado pelo Poder público estadual.

Igreja de Jesus, Maria e José: A Igreja de Jesus, Maria e José, no distrito de Marrecas, em Tauá, foi construída no inicio do século XVIII, por volta do ano de 1717. A construção é bastante singela, porém apresenta características significativas.Construída com alvenaria estrutural, a igreja possui paredes que chegam a 1,00m de largura. A festa de Jesus, Maria e José, realizada todos os anos no distrito de Merrecas no mês de abril, configura-se como um dos maiores eventos religiosos do estado do Ceará.

Esporte
O Campeonato Tauaense de Futebol conta com muitas equipes do município, tais como: Marruás, Marrecas, TEC, Vasconix, União do Castelo, Guaribas e Maguary. Tauá participou do Campeonato Cearense de Futebol na 3ª divisão em 2007. Comandado pelo técnico Robertão o time tauaense não passou da fase de grupos jogando com Jardim, Barbalha, além de enfrentar no último jogo precisando de uma vitória para se classificar, o Maracanã, de Maracanaú. Já em 2008, a Desportiva tauá conseguiu o acesso para a 2ª divisão cearense, mas em 2011 por conta de inúmeros tropeços acabou sendo rebaixada para a 3ª Divisão novamente.

Referências
↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página 




Botões de Compartilhamento