quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Vai começar mais uma campanha de vacinação contra o Sarampo


O Setor de Imunização da Secretaria de Saúde informa que será iniciado nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo para crianças e jovens de cinco a 19 anos. A mobilização vai até 13 de março e se destina às pessoas nessa faixa etária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma aplicação, o que configura esquema vacinal incompleto. O Dia D, que ocorre aos sábados, está agendado para 15 de fevereiro.

A Campanha tem o objetivo de interromper a circulação do vírus e estender a proteção a todas as idades, assim, impedindo o surgimento de casos da doença, a campanha se estende até 13 de março.

A segunda etapa da Campanha está programada para ocorrer de 3 a 31 de agosto, para pessoas de 30 a 59 anos, e o Dia D deve acontecer em 22 de agosto.

As vacinas que serão utilizadas são: Tríplice Viral (vacina contra sarampo, caxumba e rubélola) – e atualização vacinal dos adolescentes com vacinas (HPV, Meningocócica C, Hepatite B e dupla bacteriana adulto, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação dos adolescentes.

 SOBRE O SARAMPO

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa. Os sintomas iniciais são febre, tosse persistente, irritação ocular e coriza. Após esses sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés. Também pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e morte.

A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. A infecção também ocorre por meio de gotículas de secreções respiratórias (tosse, espirro etc.) com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral para todas as faixas etárias e a única forma de prevenção é a vacinação.

VACINAÇÃO EM TAUÁ
Todas as Unidades de Saúde do Município estarão abertas para oferecer a vacina na faixa etária e para oferecer maiores informações.

Com informações do NIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário