sexta-feira, 12 de abril de 2019

Empreendedorismo leva internet de qualidade ao interior


Para sair na frente e se destacar, além de uma ideia inovadora, é preciso saber agir na hora certa. Começar antes é um bom passo para se dar bem no mundo dos negócios. Lógico, não é só isso que faz a diferença. É só lembrar que a Apple saiu atrás no quesito smartphone e dominou o mundo por muito tempo com a inovação chamada iPhone.

No caso da Brisanet, sair na frente e ter uma nova tecnologia foram importantes. Mas entregar qualidade junto foi o que a fez começar a se destacar e atingir hoje o nível de excelência chancelada até pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como a líder em satisfação dos clientes de banda larga no Ceará. José Roberto Nogueira, proprietário da Brisanet, criou a empresa em 1997 para levar internet via rádio para o interior.

Naquela época, a telefonia fixa era usada como base para conectar as pessoas, especialmente nas capitais, à internet. Era caro, muito caro. E, ainda assim, de baixa qualidade. Foi com as antenas de rádio que ele fez o interior conhecer a internet e ficou, por muito tempo, como o maior destaque deste mercado.

Mas o tempo passou, as necessidades das pessoas aumentaram. Queriam mais internet, queriam mais qualidade. A Brisanet, em 2010, já estava presente em 150 cidades de Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. E o limite para a tecnologia desenvolvida pela própria empresa chegou. Era preciso ir além. E eles foram. Nogueira achou em 3 países o que poderia ser a solução para o próximo salto.

Da Coreia do Sul, do Japão e da China, conheceu a tecnologia de fibra óptica para fazer a ligação dos clientes com uma banda larga robusta. “No Brasil, ninguém estava fazendo. E fizemos em Pau dos Ferros (cidade do interior do Rio Grande do Norte) como projeto-piloto”, conta, relembrando 2011, quando instalou fibra no município.A escolha de Pau dos Ferros foi pela condição econômica mais favorável. Não era tão grande (tinha 30 mil habitantes) e ficava a apenas 40 km de Pereiro, a sede da Brisanet. E deu tudo certo.

A partir daí, a empresa começou a focar em fibra para desenvolver suas redes. Atualmente, trabalham com internet, TV por assinatura, telefonia fixa e até móvel. “Hoje, conseguimos ter 80 cidades com redes de fibra óptica nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco”, enumera.

Planejamento

Mas por que o negócio no interior e não em Fortaleza? Nogueira explica que o foco de estar em Pereiro já foi um planejamento de décadas antes. Ele tinha um capital de R$ 40 mil e notou que esta quantia não seria suficiente para fazer prosperar na Capital.Esse valor não dava para implementar este projeto em Fortaleza. E na hora que você tenta e não tem recursos para atender à demanda, acaba incitando o negócio que vai acabar sendo feito por investidores que têm recursos para esperar uma oportunidade”, afirma.

Para Nogueira, o Cinturão Digital poderia ter ajudado antes. Construído com o propósito de ser uma via de banda larga fixa não só para o Governo estadual fazer uso, mas para empresas privadas também, o Cinturão Digital ajudou a proliferar as ações da Brisanet.

“No início de 2015, abril, começamos a fazer uso do Cinturão. Foi um consórcio entre Brisanet (50%), Mob Telecom (25%) e Wirelink (25%). Estas três empresas se juntaram no consórcio para fazer uso mútuo do cinturão. Ganharam a licitação para usar um par de fibra para que cada empresa pudesse colocar seus próprios equipamentos. Trabalham independentes. Só fazem uso do mesmo cabo”, explica Nogueira.

Segundo ele, a partir do momento em que essas três empresas começaram a fazer uso do Cinturão, elas conectaram centenas de provedores, que somam 300 atualmente. Com orgulho, o dono da Brisanet enumera as vantagens que estes anos de trabalho para interligar o interior à grande rede trouxeram.

“O Ceará é o Estado mais conectado do Brasil em índice de penetração de internet por residência e isso o Cinturão colaborou para avançar mais rápido. Na proporção de assinantes de internet é o que tem mais usuários conectados em redes de fibras ópticas do Brasil. E foi o que elevou a qualidade. Hoje, a Brisanet é a número 1 em qualidade, segundo a Anatel”.

Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário