Comunicar-se bem é um suporte de
vida. Vivemos na era em que emojis e emoticons se multiplicam mais rapidamente
do que coelhos, e em que milhões de pessoas se esforçam para apresentar os seus
pontos de vista em até 140 caracteres.
As pessoas não têm tempo para ler ou
não conseguem prestar atenção em mais palavras do que o necessário.
Se você quer que seus leitores e
ouvintes realmente o entendam, compreendam sua mensagem e, talvez, ainda se
divirtam um pouco, aqui vai uma lista de palavras para eliminar e para ajudá-lo
a escrever de forma mais objetiva.
1.
Que
É supérfluo a maior parte do tempo.
Abra qualquer documento que você tem elaborado no ambiente de trabalho e
encontre uma frase com “que”. Leia em voz alta. Releia novamente sem o “que”.
Se faz sentido sem ele, tire-o. E não use quando você estiver se referindo a
pessoas. "Eu tenho vários amigos que vivem no bairro." Não e não.
Você “tem vários amigos no bairro”, basta.
2.
Fui
Eu fui para a escola. Ou à loja, ou à
igreja, ou para um trabalho no Rio, onde quer que seja. Em vez de fui,
considere dirigi, andou, correu ou voou. Há inúmeras formas de ir daqui para
lá. Escolha uns. Não seja preguiçoso, não perca a chance de melhorar sua
história.
3.
Sinceramente
As pessoas usam sinceramente ou
honestamente para dar ênfase. Mas quando escrevem isso não percebem que podem
estar colocando em cheque outros trechos de suas mensagens. Ora, foi sincero só
naquele trecho? E agora, está mentindo?
4.
Absolutamente
Para a maioria das sentenças,
adicionar “absolutamente” é redundante. Ou algo é necessário ou não é.
“Absolutamente necessário” não o torna mais necessário.
5.
Muito
Adjetivos precisos não precisam ser
qualificados. Mas se eu precisar qualificá-lo? Substitua-o. Usa-se “muito” para
ampliar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Mas o que ele faz é deixar sua
declaração menos específica. Se você é muito feliz, ponha êxtase. Se você é
muito triste, tente melancólico ou deprimido. Muito triste é uma forma
preguiçosa de ir ao ponto. Outra armadilha de usar muito como amplificador: é
subjetivo. Muito frio e muito alto podem significar coisas diferentes para
pessoas diferentes. Seja específico: “ela tem um metro e noventa” ou “está 10
graus abaixo de zero”... Isso sim melhora sua história e garante que o
leitor compreende seu ponto de vista.
6.
Realmente
Assim como “sinceramente”, não há
necessidade de usar “realmente” para modificar um adjetivo, verbo ou um
advérbio. Escolha uma palavra diferente para destacar seu ponto. E nunca repito
o “realmente”, ou fica excessivo. Isso só mostra que você escreve mal.
7.
Incrível
A palavra significa que causa grande
surpresa ou espanto repentino. É um sinônimo de maravilhoso, incrível,
surpreendente, notável, milagroso, alucinante e impressionante. Assim fica mais
claro. Se tudo é incrível, nada é.
8.
Sempre
Usar sempre prende o escritor em uma
posição e soa pretensioso. Sempre raramente é verdade. A menos que você esteja
dando comandos escritos ou uma instrução, encontre outra palavra.
9.
Nunca
É o mesmo problema do “sempre”.
Evite, substitua.
10.
Literalmente
Literalmente significa literal.
Realmente acontecendo como o indicado. Sem exagero. Quando o termo é usado, o
escritor quer dizer figurativamente. O que quer que esteja acontecendo, está
sendo descrito metaforicamente.
11.
Apenas
Normalmente é uma palavra de pura
enrolação. Faz efeito contrário, sua frase perde força. A menos que você a use
como um sinônimo para equitativo, justo, imparcial ou imparcial, não a use em
tudo, é cacoete de linguagem.
12.
Talvez
A palavra faz você parecer
desinformado, inseguro, sem saber dos fatos que está apresentando. Qualquer que
seja o tema, certifique-se do que está escrevendo. A única coisa que você passa
quando inclui essa expressão é a incerteza.
13.
Coisa
Esta palavra é casual, genérica.
Serve para enaltecer algo melhor que está por vir. Mas e se os pormenores do
assunto não são suficientemente importantes para serem incluído no texto? Não
faça referência a ele em tudo. Seja mais específico, dê nome aos bois, pare de
enrolar e de “encher linguiça”.
Se você estiver escrevendo em nome de
seu chefe, atualizando um blog, vendendo um produto ou terminando sua tese de
mestrado, você precisa manter o seu leitor engajado. Substituir estas 13
palavras é um ótimo jeito de tirar gordura da sua prosa. O que você ganha? Vai
parecer mais objetivo, seguro e inteligente.
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