O governador Elmano de Freitas esteve, nesta terça-feira (18), no município de Tauá para cumprir uma agenda extensa. Durante a visita, o gestor estadual participou da abertura da feira de exposição FestBerro, onde assinou um protocolo de intenções para o fortalecimento da cadeia produtiva de caprinos e ovinos no Estado, firmou um acordo de cooperação técnica para a adesão do município ao programa federal Reluz e anunciou o Programa de Retomada do Algodão do Ceará.
Na abertura da FestBerro, o governador ressaltou a alegria de estar na cidade. “É uma honra estar aqui na FestBerro, e temos trabalhado muito para avançar ainda mais. Já começamos a construir um novo Parque de Exposições, para que a próxima edição desta festa seja realizada lá. Temos um compromisso com o povo de Tauá e, por isso, continuaremos trabalhando muito”, afirmou.
Com expectativa de gerar um volume de negócios superior a R$ 20 milhões, a FestBerro — maior feira de ovinocaprinocultura do Ceará — representa uma importante alavanca para a economia de Tauá e região. Além de fomentar o comércio de animais e equipamentos, o evento impulsiona o setor de serviços, destacando e valorizando a carne de carneiro.
A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, agradeceu a parceria do Governo do Ceará e do Governo Federal, que têm investido cada vez mais no município. “Aqui no sertão, no coração do semiárido, no Sertão dos Inhamuns, estamos fazendo uma revolução e mostrando que é possível produzir, principalmente com toda a articulação com os governos estadual e federal”, destacou. “Que a FestBerro seja uma festa de muita paz, prosperidade e alegria, e que gere bons negócios, porque este é um evento que incrementa a economia de Tauá”, completou.
O espaço da feira comporta cerca de 90 expositores e 300 criadores, além de movimentar toda a cadeia produtiva do agronegócio, comércio, gastronomia e hotelaria. À frente da organização do evento, o secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos de Tauá, Paulo Martins Júnior, destacou o verdadeiro significado da feira: a valorização dos produtores rurais.
O gestor estadual assinou, na noite desta terça-feira (18), um protocolo de intenções com a empresa Prime Company Group, estabelecendo cooperação técnica, institucional e estratégica voltada à estruturação e ao fortalecimento da cadeia produtiva de caprinos e ovinos no Ceará.
O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho, falou com entusiasmo sobre o projeto. “Aquilo que temos de sobra — o maior rebanho de ovinos e caprinos do Ceará, sendo 6% só aqui, nos Inhamuns, e 35% somados aos sertões de Crateús — ganhará uma estrutura de grande porte: um frigorífico para exportação, por meio de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a primeira do interior do Ceará. Essa é uma ação de enorme importância para a nossa região, com grande impacto. Eu fico honrado de estar à frente da SDE neste momento”, disse o secretário.
A ação será realizada por meio da implantação de um frigorífico com certificação SIF e padrão para o mercado Halal, além de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Tauá. A iniciativa tem foco na produção, certificação e exportação para o mercado Halal, promovendo a inclusão produtiva, a sustentabilidade, a geração de renda e a ampliação do acesso dos pequenos produtores ao mercado internacional.
O governador Elmano de Freitas, durante a FestBerro, anunciou o Programa de Retomada do Algodão do Ceará, uma ação do Governo do Estado, por meio da SDE, em parceria com a Embrapa. O programa prevê a transferência de tecnologia e a capacitação de agricultores, técnicos e extensionistas para o cultivo de algodão em áreas aptas à produção no Ceará.
O programa buscará oferecer capacitação continuada a pelo menos 200 técnicos sobre tecnologias para a produção de algodão em regime de sequeiro, promovendo sustentabilidade e eficiência na produção no Ceará; identificar e priorizar, junto aos agricultores, oportunidades e demandas relacionadas à pesquisa agropecuária e ao ambiente rural no que diz respeito ao cultivo do algodão em regime de sequeiro; e distribuir sementes de algodão nos polos de produção para o cultivo em 4 mil hectares.
Modernização da iluminação
Também foi assinado, nesta terça-feira (18), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a ENBpar, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem como objetivo difundir, em âmbito estadual, informações sobre o Programa Reluz — iniciativa voltada à modernização da iluminação pública municipal.
O governador Elmano de Freitas, durante visita ao município de Tauá, vistoriou obras como a da Casa da Mulher Cearense. Ao final da obra, o equipamento contará com uma área de 1.752,78 m² e recebeu investimento de R$ 6.016.073,60, provenientes do Tesouro Estadual.
Assuntos
TAUÁ
