Após 16 dias de operação intensa, o incêndio florestal que queimava a região serrana de Quiterianópolis foi extinto, nesta quinta-feira (13). O fogo queimou quase 6 mil hectares de mata e atingiu propriedades em pelo menos seis comunidades do município.
Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), população e brigada Prevfogo atuaram para conter os focos de incêndio.
O coordenador da Operação, junto ao Corpo de Bombeiros de Tauá, tenente Moura, adiantou que só após a conclusão de um relatório é que os dados reais da devastação serão apresentados oficialmente. "Estamos concluindo o relatório e só após esse relatório é que a gente pode divulgar a área exata que foi devastada. Mas adianto que a perca ambiental foi enorme. Com certeza, morreram muitos animais silvestres e a flora foi muito devastada. Enfim, percas irreparáveis", lamentou.
O chefe da brigada de incêndio florestal Prevfogo/Ibama, Talys Oliveira, destacou a importância do trabalho conjunto, unindo diversas forças, a fim de controlar o incêndio. "O apoio do Corpo de Bombeiros, população local e prefeitura alavancaram nosso potencial para que a gente pudesse ter um êxito maior nas operações", frisou.
O secretário municipal de Gestão e Articulação Política, Lucas Lacerda, comemorou os resultados de todo o trabalho e agradeceu a todos os envolvidos na ação. "Agradecemos todo o empenho das comunidades, de todas as forças que se uniram a essas equipes. A pedido da prefeita Dra Juliana, a gestão municipal deu total apoio a essa operação e hoje estamos aqui comemorando o sucesso de todo o trabalho", reforçou.
Repórter Cícero Lacerda
Assuntos
REGIÃO
