O Ceará recebeu, nesta quinta-feira (21), 23 Unidades Odontológicas Móveis (UOM), beneficiando a população de 23 municípios. A ação contou com investimento de mais de R$ 8,7 milhões para fortalecer a política de atenção básica e preventiva em território cearense e faz parte da ação do programa Brasil Sorridente, do Governo Federal.
O governador Elmano de Freitas destacou o impacto da ação para a população cearense, e reforçou a importância da parceria com a União. “As unidades odontológicas móveis do programa Brasil Sorridente fortalecem a política de atenção básica, permitindo que os cearenses possam realizar consultas, exames e procedimentos sem precisar se deslocar para lugares mais distantes. Agradeço ao presidente Lula e ao ministro Alexandre Padilha pelo compromisso com a saúde do nosso povo. Seguimos juntos, Estado e União, garantindo mais dignidade e qualidade de vida para os cearenses”, pontuou Elmano.
No Ceará, os municípios contemplados foram: Acaraú, Amontada, Barroquinha, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Chorozinho, Crateús, Ibaretama, Independência, Itarema, Itatira, Morada Nova, Ocara, Palmácia, Parambu, Poranga, Quixeramobim, Salitre, Santa Quitéria, Tauá, Tejuçuoca e Tururu. De acordo com a União, os municípios contemplados foram selecionados com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional, com o objetivo de ampliar a cobertura em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).
As UOMs têm o objetivo de levar atendimento odontológico a populações que têm dificuldade de acesso a serviço bucal, como pessoas em situação de rua, assentadas, indígenas, quilombolas e quem está nas periferias urbanas ou áreas rurais longínquas. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmou o compromisso do Governo Federal em olhar para a necessidade de quem mais precisa.
Cada UOM é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais para garantir a qualidade do atendimento odontológico. Até 2026, o Ministério da Saúde prevê a entrega de mais 400 unidades para reforçar o atendimento em todo o país. A previsão é que a frota seja renovada a cada cinco anos.
Os veículos serão utilizados pelas equipes de Saúde Bucal (eSB), compostas por cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal, habilitadas pelo Ministério da Saúde. “Agora, aquela pessoa, que às vezes não tem dinheiro para pegar um transporte, às vezes o trabalho faz ela não conseguir ir até um consultório, vai ter uma unidade dessa chegando no bairro dela, chegando na frente da igreja dela, chegando na escola dela, para cuidar dessa pessoa”, concluiu o ministro.
Ascom, Casa civil
Assuntos
CEARÁ