sábado, 4 de maio de 2024

Tauá comemora 222 anos de emancipação política com inauguração do Palácio Quinamuiú e entrega de comendas

 

O município de Tauá, na Região dos Inhamuns, completou nesta sexta-feira (03) 222 anos de emancipação política. A comemoração foi marcada pela inauguração do Palácio Quinamuiú que abriga o Centro Administrativo José Fernandes Castelo e entrega das Medalhas do Quinamuiú. A prefeita Patrícia Aguiar, que está no quarto mandato, fez em seu pronunciamento um resgate histórico do Tauá e explicou que as comendas entregues são um reconhecimento das personalidades que contribuíram para o crescimento da cidade.
 
“Homenageamos todos os prefeitos, deputados, senadores… Temos muito o que comemorar em nossa evolução política, social e econômica e isso se deve ao protagonismo de nossa gente que nunca se quedou pelas dificuldades do clima e do solo que, ao tempo que se apresentam desafiadoras, mostram sua beleza. Ter sido eleita primeira mulher prefeita me impôs um misto de gratidão e responsabilidade que só pode ser compensado com muito trabalho que o Tauá merece”, disse a Prefeita.
 
Estiveram presentes à solenidade o superintendente da SOP, Quintino Vieira, representando o governador Elmano de Freitas; o deputado estadual Osmar Baquit, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; os prefeitos Dariomar Soares (Altaneira), Antônio Filho (Antonina do Norte), Monteiro Filho (Arneiroz), Ednaldo Lavor (Iguatu), Orlando Filho (Mombaça), Rômulo Noronha (Parambu), Valdi Coutinho (Independência), Priscila Barreto (Quiterianópolis), Laís Nunes (Icó), Ramilson (Aiuaba); ex-prefeitos de Tauá, vereadores, e centenas de tauaenses.
 
História de Tauá
Tauá foi fundada em 1802, desmembrando-se do Município de Icó. Ao longo dos séculos. Tauá cresceu e se desenvolveu, enfrentando desafios e superando adversidades com determinação e resiliência. Desde os primeiros dias de sua fundação. Tauá desempenhou um papel fundamental na história do Ceará. Originalmente habitada por povos indígenas, a região foi posteriormente colonizada por exploradores em busca de novas terras e oportunidades. O desenvolvimento gradual da agricultura e da pecuária impulsionou o crescimento da cidade, transformando-a em um importante centro econômico da Região dos Inhamuns.

No decorrer dos anos Tauá, a Princesa dos Inhamuns, desempenhou protagonismo regional e estadual, expandindo sua infraestrutura e fortalecendo sua identidade política, econômica, histórica e cultural no Estado do Ceará. O desenvolvimento do comércio trouxe novas oportunidades de emprego e crescimento econômico para a região, enquanto a preservação de suas tradições e valores culturais enriqueceu a vida de seus habitantes.

Palácio Quinamuiú
A denominação é oriunda de uma formação rochosa que compõe a paisagem de Tauá. As obras do Palácio são resultados de convênio entre o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura Municipal de Tauá. O edifício compreende uma imponente estrutura física com oito mil metros quadrados de área construída, possuindo 125 salas, sendo sessenta e duas no térreo e sessenta e três no piso superior. Essas novas instalações acomodarão os Gabinetes da Prefeita, da Vice-Prefeita, dezessete secretarias, nove departamentos municipais, a Receita Federal, uma unidade da Sefaz, capela ecumênica e auditório, permitindo aos tauaenses o acesso à grande maioria dos serviços públicos ofertados pela Prefeitura, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores municipais e mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários. Além disso, proporcionará economia aos cofres públicos, já que muitas secretarias funcionavam em prédios alugados.

Com informação e foto da assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário