quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Samu Ceará recebe 33 novas ambulâncias para 25 municípios

 

Novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foram distribuídas para 25 municípios cearenses, todas entregues pelo governador Elmano de Freitas nesta terça-feira (14). Os 33 novos veículos foram designados pelo Ministério da Saúde (MS) ao Ceará, enquanto a cerimônia de entrega contou com equipes do próprio Samu, secretários de Estado, prefeitos, deputados e representantes da Pasta federal.

"Estamos renovando mais de 40% da nossa frota, para prestar um serviço melhor para o povo cearense. Também estamos querendo cada vez mais a interiorização da nossa saúde pública, com fortalecimento dos nossos Hospitais Regionais e ampliação dos nossos serviços", declarou o governador durante a solenidade.

Do número total de ambulâncias entregues, 25 veículos são do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), enquanto oito delas são do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel. Com a entrega, o Ceará passa a contabilizar uma frota de 166 veículos de socorro, com 160 ambulâncias, três motolâncias e três aeromédicos.

Confira as cidades que serão contempladas:
Acopiara;
Alto Santo;
Boa Viagem;
Brejo Santo;
Campos Sales;
Canindé;
Crato;
Farias Brito;
Iguaçu;
Juazeiro do Norte;
Limoeiro do Norte;
Mombaça;
Morada Nova;
Orós;
Penaforte;
Quixadá;
Quixeramobim;
Russas;
Saboeiro;
Salitre;
São Benedito;
São Gonçalo do Amarante;
Senador Pompeu;
Solonópole;
Várzea Alegre.
Parceria com Governo Federal

Os veículos enviados ao Ceará fazem parte da iniciativa do Governo Federal em comemoração aos 20 anos do Samu 192 no Brasil. Destinados à renovação da frota de 2015 e 2016, outros veículos também devem ser encaminhados a outros estados do país.

Durante a cerimônia de entrega, o secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda, afirmou que a renovação de frota deve ser frequente no novo governo. Na celebração, ele representou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

"Com o apoio do presidente Lula e dos governadores, começamos por aqui. Estaremos juntos em novos hospitais, reforço da regionalização, e em novidades que vêm por aí na questão das filas de consultas e exames", afirmou em solo cearense.

Gratuito, o Samu funciona 24 horas e presta assistência em via pública, local de trabalho ou residência. As equipes do serviço contam com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Enquanto isso, a gestão é tripartite, financiado com recursos de União, Estados e Municípios.

Fonte: Diário do Nordeste com foto da Casa Civil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário