A Câmara Municipal de Tauá realizou nesta segunda-feira (09), a sessão de abertura do primeiro período legislativo do ano de 2023. Foi a estreia do novo Presidente do legislativo, Érico Lima. De acordo com o regimento, na sessão inaugural do período não constam na pauta às matérias encaminhadas pelos parlamentares e sim uma mensagem enviada pela chefe do poder executivo, Patricia Aguiar.
O 1º Secretário, vereador Wellington Urbano foi o encarregado de ler a mensagem, onde a prefeita deseja sucesso a nova Mesa Diretora, comandada pelo Presidente Érico Lima. Na mensagem a prefeita ressalta que a boa parceria entre executivo e legislativo, visa sempre prestar bons serviços à população. No relato a prefeita fez um balanço de suas ações citando principalmente as obras que estão em andamento no Município.
Na sessão inaugural é aberto o espaço para o uso da tribuna e o primeiro a falar foi o vereador Luis André. Na fala ele cobrou o melhor atendimento na manutenção da rede de iluminação pública, lembrando a reivindicação para a localidade de Cachoeirinha do Pai Senhor, onde não houve o retorno. Segundo ele, os vereadores de oposição não são atendidos em suas reivindicações. Em aparte o vereador Luis Tomaz disse que o problema também existe no Distrito de Marrecas, especialmente na vila de Missão. Em relação ao assunto, o Presidente Érico Lima informou que o problema é generalizado, por conta da falta de material de lâmpadas de 50 Wats, só estão sendo substituídas as de 100 e 150 Wats, mas deve chegar em breve. O vereador Felipe Viana informou que existe um aplicativo Tauá IP, além de telefone disponível, que a população pode reivindicar e a Secretaria tem prazo para atender essas solicitações.
O vereador Alaor Mota usou também a palavra, quando fez um apelo para recuperação do Ginásio poliesportivo de Vera Cruz, inclusive disponibilizando fotos sobre a real situação. No relato enviado por moradores, a situação é precária e com 10 anos de existência o ginásio nunca foi reformado. O vereador Marco Aurélio informou que existe a programação para reformar praças esportivas do interior, mas não tinha uma relação naquele momento para informar com precisão.
Por último ocupou a tribuna o vereador Fúlvio Gonçalves, que disse que a população está em silêncio, mas vem observando o que está
acontecendo. Lembrou da reivindicação para a implantação de um semáforo ou outro equipamento nas proximidades
do Posto Central, onde já aconteceram vários acidentes. Também recordou a sessão do dia
12 de dezembro, quando vários projetos foram votados em regime de urgência, o que segundo ele, não
necessitavam de urgência. Adiantou sobre um requerimento que trata da empresa
responsável pela iluminação pública, pedindo informações sobre o quadro de
pessoal e equipamentos disponíveis.
Na próxima segunda-feira a Câmara realiza a sessão ordinária, onde todas as matérias protocoladas nesse início de ano vão fazer parte da pauta.
Repórter Edy Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário