quarta-feira, 23 de março de 2022

Sexta-feira (25), é feriado no Estado do Ceará, em comemoração a Data Magna

 

Sexta-feira (25), é feriado em todo o Estado do Ceará. É comemorada a Data Magna do Ceará, instituída como feriado estadual no dia 6 de dezembro de 2011, na gestão do ex-governador e atual senador Cid Gomes (PDT). A iniciativa foi do então deputado estadual Lula Morais (PCdoB), o qual apresentou o projeto. O dia celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará. O Estado foi a primeira província brasileira a libertar os escravos.

O Ceará se antecipou em quatro anos à abolição da escravatura em todo o Brasil, ocorrendo aqui no dia 25 de março de 1884, há 138 anos, enquanto no restante do País aconteceu somente em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea.

Como é feriado, no estado não funcionam às instituições financeiras e repartições públicas Municipais, Estaduais e Federais. O comércio em Tauá sempre funciona pelo menos parcialmente nos feriados. 

Lotéricas
Segundo o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares no Estado do Ceará (Sindiloce), a Caixa Econômica Federal estipula que os estabelecimentos devem seguir o expediente bancário, mas devido à autonomia de cada empresário, a data é facultativa. Em  Tauá a Casa Lotérica São Pedro vai funcionar até o meio dia e a casa lotérica Ita vai funcionar até às 13h.

Repórter Edy Fernandes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário