terça-feira, 15 de março de 2022

Bombeiros de Tauá são treinados para combate a incêndio urbano

 

Está em andamento, nos municípios de Tauá, Crateús e Ipueiras, a 19ª turma do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU). A capacitação, que é realizada pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), tem o intuito de padronizar os protocolos e estabelecer práticas planejadas, precisas e seguras em relação ao combate a incêndio em edificações verticais. O treinamento é direcionado para 26 bombeiros militares e segue até o dia 25 de maio de 2022.

O coordenador do curso e comandante do 1º BBM, tenente-coronel José Leandro Marinho, falou sobre a importância das técnicas que serão apreendidas durante o curso. “O objetivo do treinamento é maximizar a eficiência da atuação do bombeiro no cenário operacional. Após o curso, os bombeiros militares aprenderão a se comportar de maneira mais técnica no combate à fumaça e às chamas, pois seus EPIs permitem tal proximidade, com mais segurança, menos danos estruturais e bastante economia de água. Estamos nos tornando referência nesse curso no Nordeste”, apontou o oficial.

A capacitação de 100 horas/aula contempla em seu conteúdo programático assuntos relativos à dinâmica de incêndio e outras temáticas como combate defensivo, equipamentos de proteção de combate a incêndio, técnicas auxiliares no combate a incêndio, busca e salvamento em incêndios, estratégia e tática no combate a incêndio, simulados com exercícios de fogo real e em edificações verticais, entre outros assuntos. O curso qualifica o bombeiro militar no uso de procedimentos de combate a incêndio ofensivo.

Fonte: Governo do Ceará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário