sábado, 26 de fevereiro de 2022

Carnaval: saiba o que abre e o que fecha no Ceará

 

Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia da Covid-19 afetou a tradicional comemoração de Carnaval. Neste ano, as celebrações da data, que acontece entre 26 de fevereiro a 1º de março, além da Quarta-feira de Cinzas, no dia 2 de março, foram suspensas no Ceará e em outros estados do Brasil.

Com o cancelamento das festas oficiais e a decisão do Governo do Estado de retirar o ponto facultativo, os cearenses podem ter dúvidas do que funciona durante o Carnaval. A data causa alteração na operação de instituições públicas e privadas de diversos setores.

O QUE FUNCIONA NO CARNAVAL

SUPERMERCADOS

A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) informou que os empreendimentos do setor devem funcionar normalmente no período de Carnaval, conforme horário individual de cada estabelecimento.

LOJAS E COMÉRCIO

As lojas de rua do Centro de Fortaleza devem abrir normalmente durante o período do Carnaval, conforme recomendação do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista (Sindilojas Fortaleza). Em relação ao Ceará, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também indicou o funcionamento dos estabelecimentos em todo o Estado.

ESCOLAS PARTICULARES

O Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE) informou que o calendário escolar das instituições de ensino privado mantém a folga do Carnaval.

Assim, o recesso ocorre entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março para as escolas particulares do Estado, obedecendo às Convenções Coletivas de Trabalho.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS

As aulas em escolas públicas da rede estadual acontecem normalmente, como informou a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). “A rede pública estadual de ensino seguirá o que normatiza o decreto nº 34541, de 05.02.2021, que veda o ponto facultativo por entidades e órgãos públicos”.

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

O Sindipostos Ceará informou que os postos de combustíveis do Estado funcionam normalmente no período.

RESTAURANTES

Conforme o Sindicato dos Bares e Restaurantes do Ceará (Sindrest-CE), o setor funciona normalmente e que a data não é considera como feriado neste ano para o setor.

FARMÁCIAS

O Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE) decidiu acompanhar o Governo do Estado e operar normalmente no período, além de retirar o status de feriado do Carnaval deste ano.

BANCOS

A comemoração do Carnaval está inserida no calendário de feriados das instituições bancárias, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, logo as financeiras do Estado não funcionam.

Na sexta-feira (25), os bancos cumprem o funcionamento normal de expediente, mas, a partir de sábado (26), fecham, retornando apenas meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas, dia 2 de março.

LOTÉRICAS

Segundo o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares no Estado do Ceará (Sindiloce), a Caixa Econômica Federal estipula que os estabelecimentos devem seguir o expediente bancário, mas devido à autonomia de cada empresário, a data é facultativa.

O presidente do sindicato, Custódio Albano, acredita que a maioria das agências deve manter o expediente no sábado. Já na segunda e na terça-feira elas devem fechar, voltando a funcionar somente na quarta-feira.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o Brasil fecham na segunda e na terça-feira. O atendimento ao público retorna na quarta-feira, a partir das 14h, para os segurados que tiverem agendamento marcado.

A instituição informou que quem teve atendimento marcado para a quarta-feira na parte da manhã não precisa comparecer, e orienta essas pessoas ligarem para o telefone 135 e consultar um novo horário de atendimento.

CORREIOS

No dia 26, irão funcionar somente as agências do Correios que abrem aos sábados. Na segunda e terça, não haverá atendimento nas agências, porém, algumas unidades de atendimento em Fortaleza, trabalharão no período em regime de plantão.

Segundo o Correios, o atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira. Nesse dia, as agências abrirão a partir das 12h.

CAGECE

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) opera normalmente na data. A medida é aplicada nas atividades administrativas, como as lojas, núcleos de atendimento e unidades de negócio na Capital e no Interior e também nos trabalhos de campo, que incluem obras, manutenções e serviços emergenciais.

DEFENSORIA PÚBLICA

A Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) tem expediente normal durante o Carnaval deste ano. Seguindo recomendação do Governo do Estado quanto às diretrizes de combate ao novo coronavírus, a instituição informou que todas as atividades, seja nos núcleos de Fortaleza ou do Interior, acontecem sem alterações.

JUSTIÇA DO TRABALHO

A Justiça do Trabalho do Ceará, por meio do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), informou que as atividades da Corte estão suspensas durante o Carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas, retornando apenas na quinta-feira (3).

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário