quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Ceará abre cadastro para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19

 

O Governo do Ceará já liberou o cadastro de vacinação contra Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, através de uma postagem em suas redes sociais, logo após a área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar, nesta quinta-feira (16), a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 em crianças dentro dessa faixa etária.

“Lembro que, para vacinarmos as nossas crianças, dependemos do envio de novas vacinas por parte do Ministério da Saúde, uma vez que o imunizante, fabricado pela Pfizer, tem uma composição diferente daquele oferecido para jovens e adultos. O cadastro pode ser feito pelo https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br. Não temos medido esforços para vacinar toda nossa população o mais rápido possível”, ressaltou o governador do Ceará.

Ainda não há previsão de quando a imunização desse público vai começar.

A mesma autorização de uso já foi concedida pelo FDA e pela EMA (agências regulatórias de saúde dos Estados Unidos e União Europeia), além de países como Costa Rica, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Honduras, Panamá, Peru e Uruguai.

Eficácia acima de 90%

Em outubro, a Pfizer informou que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos. A dose para as crianças entre 5 e 11 anos de idade é 1/3 da formulação já aprovada no Brasil. A formulação pediátrica é diferente daquela aprovada anteriormente para o público com mais de 12 anos – portanto, não pode ser utilizada a formulação de adultos diluída.

A criança que completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose deve manter a dose pediátrica.

Não há estudos sobre a coadministração com outras vacinas. Segundo a Anvisa, até que saiam mais estudos, é indicado um intervalo de 15 dias entre a vacina da Covid-19 e outros imunizantes do calendário infantil.

Fonte: Governo do Ceará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário