terça-feira, 16 de novembro de 2021

Passaporte de vacinação terá fiscalização educativa até sexta-feira, 19

 

Os primeiros dias de fiscalização sobre a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 no Ceará serão focados em ações educativas. A informação é da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

De acordo com a pasta, até esta sexta-feira, 19, os órgãos de vigilância sanitária realizarão ações para conscientizar pessoas e empresas sobre as novas regras. O objetivo é dar tempo aos estabelecimentos para se adequar às mudanças exigidas.

A fiscalização será feita em parceria entre Estados e municípios. A Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) da Sesa atuará em conjunto com os órgãos de cada cidade para implementar as ações no território cearense.

Novo decreto exige "passaporte de vacina"

A medida começou a valer nessa segunda-feira, 15. As orientações sobre a exigência do comprovante de imunização contra a Covid-19 para entrada em estabelecimentos estão no Decreto nº 34.399, publicado pelo governador Camilo Santana (PT) no último sábado, 13.

Pelo texto, para a entrada em locais públicos e privados é necessário apresentar o chamado "passaporte de vacina". O documento comprova o recebimento de imunização contra a Covid-19.

São dois casos distintos: quem já recebeu as duas doses, ou se imunizou com dose única, precisa apresentar o comprovante indicando estas informações. Quem recebeu apenas a primeira dose também tem acesso liberado aos estabelecimentos, desde que a data-limite para a segunda parte da imunização ainda não tenha chegado.

Outras medidas de combate à Covid-19 seguem em vigor no Ceará. O uso de máscara e distanciamento entre pessoas permanece obrigatório, assim como a disponibilização de álcool em gel nos estabelecimentos

Passaporte de vacinação: como emitir o documento no Ceará App

1 - Acesse a loja de aplicativos do seu celular (smartphone) e baixe o aplicativo gratuito “Ceará App”;

2 - No aplicativo, haverá diversos serviços disponibilizados pelo Estado. A primeira opção será o "Passaporte da Vacinação". Clique nesta opção;

3 - Em seguida, em uma nova aba constará a opção “Emitir passaporte de vacinação”, clique nela;

4 - O próximo passo exigirá que você crie um cadastro, clique em “Entrar com Gov.br”;

5 - Em seguida, a página irá solicitar o número do CPF e logo após uma senha;

6 - O aplicativo também irá solicitar que você digite um código que será enviado ao seu celular por SMS e, em seguida, você deverá aceitar os termos de serviço do aplicativo;

7 - Após logar na página do Governo Federal, haverá a opção “Vacinas”; clique nesta opção;

8 - Nesta página, constará quantas doses de vacina a pessoa já recebeu (primeira dose, segunda dose e/ou dose de reforço);

9 - Para a emissão do “passaporte”, ou seja, para comprovar a vacinação atual, basta clicar em uma da aba de doses recebidas;

10 - Uma nova página irá abrir. Nela, constará informações sobre as doses e ao final há a opção “Certificado de Vacinação Covid-19”. Clique nesta opção;

11 - Após clicar, um documento de certificação de vacinação será emitido: este será o seu passaporte de vacinação, o qual você poderá apresentar em restaurantes, bares e eventos no Ceará.
Passaporte de vacinação: como emitir no site ConecteSUS

1 – Acesse o site do ConecteSUS e selecione a opção "Cidadão"; em seguida, você verá a página inicial de serviços;

2 – Em seguida, faça login com sua conta no "gov.br" através de CPF e senha;

3 – Feito o login, diversas funcionalidades serão liberadas; no canto inferior direito da tela, há o botão "Meus cartões", no qual existe a opção "Certificado de Vacina Covid-19";

4 – Após clicar na opção do certificado, o documento irá aparecer na tela; para fazer o download, basta clicar no ícone de PDF no canto superior direito.

Fonte: O Povo

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