MPCE fiscaliza adaptação de escolas da rede municipal de Parambu para retorno das aulas presenciais

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Parambu, fiscalizou, nesta sexta-feira (10/09), a adaptação de escolas da rede municipal de ensino de Parambu, para averiguar as condições das unidades para o retorno das aulas presenciais. As visitas foram realizadas pelo promotor de Justiça Jucelino Soares, que estava acompanhado do Secretário Municipal de Educação de Parambu, Thiago Gomes dos Santos, e de membros do Comitê Intersetorial Municipal, criado a partir do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre o MPCE e a Prefeitura de Parambu.

Foram fiscalizadas duas escolas na sede do município, Escola de Ensino Fundamental (EEF) José Carvalho Pinheiro e EEF Francisco Alves Teixeira, e uma na zona rural, a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Vicente Noronha Mota. Entre os aspectos observados pelo MP para o retorno das aulas presenciais estão a aeração das salas, distanciamento entre as carteiras escolares, presença de recipientes com álcool, bem como disposição de avisos para conscientização e sensibilização dos alunos. As cantinas também passaram por inspeção. A preparação dos funcionários em relação à recepção dos alunos, à manipulação dos alimentos e a habilidade dos professores para lidar com o novo contexto também foram analisadas pelo Ministério Público.

Nas escolas, o Promotor de Justiça fez algumas solicitações para que seja assegurada a segurança de estudantes e profissionais de educação no retorno das atividades presenciais, como o acréscimo de identificação visual sobre os cuidados com a pandemia. Demandas dos profissionais de educação foram acolhidas pelo membro do MP, que conversou com profissionais que atuam no ensino de crianças e adolescentes.

O retorno das atividades presenciais/híbridas será a partir do dia 20 de setembro, tanto na rede municipal, quanto na estadual (ensino médio). Logo após o retorno das aulas presenciais, o MPCE fará nova visita às escolas, desta vez com a presença dos estudantes, para fazer o acompanhamento e ver a necessidade de eventuais alterações e ajustes necessários para fortalecer a segurança da comunidade escolar em relação à pandemia de Covid-19.

Por deliberação do comitê responsável, os alunos de 1º ao 9º ano retornarão no dia 20 de setembro, de forma híbrida (presencial/virtual), 50% dos que optaram por retornar, conforme informou o Secretário de Educação de Parambu. Apenas a educação infantil retornará no mês de outubro. Atualmente a Promotoria de Justiça de Parambu aguarda informações da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde, que ajudarão no acompanhamento desse novo momento da pandemia.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato