domingo, 14 de fevereiro de 2021

Exército deve suspender Operação Caminhão-Pipa nos sertões de Crateús, Inhamuns e Central

O anúncio da suspensão da distribuição de água a partir do próximo dia 16 foi encaminhado em curto comunicado aos coordenadores das comissões municipais de Defesa Civil na sexta-feira (12). O 40º Batalhão de Infantaria, com sede em Crateús, justifica a medida por falta de repasse de verba e condiciona o retorno do serviço após transferência de recursos financeiros.

A decisão afeta cerca de 50 mil famílias nas regiões mais críticas do interior cearense – Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns e Sertão Central – moradoras dos municípios de Arneiroz, Campos Sales, Catunda, Crateús, Monsenhor Tabosa, Quiterianópolis, Salitre e Tauá.

Em janeiro passado, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, as chuvas ficaram 50.8% abaixo da média histórica do mês, que é de 98.7mm. Foram registrados no período apenas 48.5mm.

“As cisternas secaram desde novembro do ano passado e as famílias precisam de água que chega através dos caminhões-pipa. “Esse é o período mais crítico porque as chuvas ainda não começaram nas áreas mais secas do sertão”, disse o diretor do Sindicato dos Pipeiros do Ceará, Eduardo Aragão.

Ainda de acordo com o Sindicato dos Pipeiros do Ceará, o 40º Batalhão responde por cerca de 50% da Operação Caminhão-Pipa no Estado. Outra queixa apresentada pela entidade que representa os pipeiros refere-se ao não pagamento dos serviços prestados nos últimos dois meses. “Há atraso de pagamento referente aos meses de dezembro de 2020 e janeiro deste ano”, afirmou Aragão.

Em janeiro passado, no dia 4, houve anúncio de suspensão do serviço, segundo nota assinada pelo comandante do 40º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel, André Costa Campelo. Na época, o comando afirmou que “a distribuição de água somente começará após esta Organização Militar Executora receber os recursos financeiros necessários para pagamento dos prestadores de serviço, a serem descentralizados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional”.

Além do 40º Batalhão de Infantaria, em Crateús, o 23º Batalhão de Caçadores e o 10º Depósito de Suprimentos (D Sup), em Fortaleza, participam da Operação-Pipa do Exército, contratando caminhões e definindo rotas para outras regiões do Ceará. No total, são cerca de 400 caminhões contratados atualmente.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) ainda não comentou sobre o atraso na transferência de recursos para o 40º BI. O Sistema Verdes Mares tentou no início da tarde deste sábado (13) contato com o 40º BI, mas as ligações telefônicas não foram atendidas. 

Fonte: Diário do Nordeste


Um comentário:

  1. Mais eles nao falam que os municiopios deficultam o pagamento mibhas joia

    ResponderExcluir