sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Mal uso do celular pode bloquear o Caixa Tem e interromper o Auxilio Emergencial

 

Usar o mesmo celular para acessar mais de uma conta no Caixa Tem pode levar ao bloqueio do aplicativo e deixar a pessoa sem auxílio emergencial, abono salarial do PIS/Pasep e dinheiro de outros programas sociais do governo. Segundo a Caixa, por razões de segurança, o app aceita apenas uma conta por número de celular (chip) e até duas contas por aparelho. Quando o aplicativo é bloqueado pelo uso de mais contas do que o permitido, é necessário ir pessoalmente a uma agência. A Caixa afirma que o desbloqueio é imediato, mas usuários reclamam do tempo de espera para o atendimento e do risco de contaminação durante a pandemia.

O Caixa Tem é o aplicativo usado para acessar e movimentar a poupança social digital de caixa. É nessa poupança que o banco deposita o auxílio emergencial para todos os beneficiários, exceto os do Bolsa Família. Desde este mês, a Caixa está usando o aplicativo também para o grupo do Bolsa Família e para o depósito do abono salarial (PIS/Pasep). O app é usado também para pagamento do BEm (Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda) para empregados intermitentes.

Segundo a Caixa, quem receber a mensagem "Procure uma agência da CAIXA com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro" deve seguir essa orientação para a regularização da conta. O banco afirma que o desbloqueio na agência é imediato. Já em caso de "inconsistência cadastral", o beneficiário deverá realizar um novo acesso ao aplicativo e enviar a documentação solicitada, sem precisar ir à agência. Neste caso, o Caixa Tem enviará mensagem com um link que leva a uma conversa no aplicativo WhatsApp. O banco pede que as pessoas nunca abram links enviados fora do aplicativo Caixa Tem, para evitar golpes.

Fonte: Uol Economia

5 comentários:

  1. Eu fui desbloquear o mas quando cheguei em casa apareceu uma nova mensagem pra ir na caixa de novo que continuava bloqueado

    ResponderExcluir
  2. O meu auxílio foi bloqueado por suspeita de emprego formal, até o momento estou desempregado, como pode isso?

    ResponderExcluir
  3. Eu não consigo colocar minha filha de 11 anos e tô desempregada

    ResponderExcluir