quarta-feira, 17 de junho de 2020

Tauá registra uma das menores temperaturas do Ceará


O município de Barro, na região do Cariri, registrou 16,1°C, na madrugada desta quarta-feira (17). Esta é a menor temperatura no Ceará, neste ano, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Neste mês de junho, que inicia o inverno no hemisfério sul, a tendência é que os cearenses sintam mais frio.

Outros três municípios também registraram temperaturas abaixo de 20°C: Tianguá, na macrorregião da Ibiapaba, que chegou aos 17,8°C; Barbalha, na região do Cariri, que alcançou 19,4°C; e Tauá, no Sertão Central e Inhamuns, que apresentou 19,5°C. Em 2020, até esta terça-feira (16), as menores temperaturas haviam sido registradas em Tianguá (16,8°C), Tauá (17,6°C), Barbalha (18,4°C) e Viçosa do Ceará (18,9°C).

Segundo a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a perda radiativa, maior durante a noite e madrugada, devido à ausência de nebulosidade, faz baixar a temperatura mínima, que é registrada por volta das 6 horas, geralmente. “Quando você não tem um ‘tampão’ no fim do dia, todo o calor se dissipa e o tempo esfria-se com maior facilidade”, explica.

Em dias mais nublados também são esperadas temperaturas mais amenas, mesmo no horário mais quente, em torno das 14 horas, ou ao longo do dia.

“Costumam ser ligeiramente mais baixas porque as nuvens reduzem a entrada de radiação solar e, por consequência, a radiação de onda longa também sofre redução e a temperatura do ar fica relativamente mais baixa”, observa a meteorologista.

No Ceará, os meses de junho e julho são climatologicamente mais "frios". Neste período, o Hemisfério Sul, onde o Estado está localizado, passa a vivenciar o inverno, que, em 2020, inicia-se no dia 22 deste mês.

Segundo o Inmet, as temperaturas mínimas médias mais baixas se apresentam nos municípios de Guaramiranga (18,1°C), na região do Maciço do Baturité, Campos Sales (18,6°C), na região do Cariri, e Barbalha (20°C), também no Sul do Estado. Já Barro, atual recordista, tem temperatura mínima média, neste mês, de 18,8°C.

Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário