terça-feira, 23 de junho de 2020

Estudante de Letras de Tauá aprova texto em concurso literário


Claudemir Carlos Almeida, estudante do primeiro período do curso de Letras do IFCE de Tauá, teve um poema aprovado na primeira edição do Prêmio Devair Fiorotti de Literatura, promovido pela Editora da Universidade Federal de Roraima (EdUFRR).

O tema do concurso literário, “Pandemias: cuidados, prevenção, efeitos e consequência sobre a vida humana: dimensões múltiplas de uma temerária e inquietante experiência coletiva”, convidava os autores a refletirem sobre o momento atual. O concurso avaliou os contos, minicontos, crônicas e poemas enviados para a seleção sob os critérios de originalidade, adequação ao tema, qualidade estrutural técnica e profundidade da reflexão proposta em cada obra. Com o poema Trombetas, Claudemir conquistou uma das 15 vagas destinadas à categoria.

O estudante, que descobriu ainda cedo a afinidade pela escrita, revela porque decidiu participar do concurso literário. “Eu tenho alguns textos que costumo escrever aleatoriamente e decidi participar justamente por ter a vontade de escrever. Quando eu fiz o curso de teatro (na Escola Livre de Teatro dos Inhamuns) acabei desenvolvendo uma capacidade de entender que eu posso ser alguém que contribua na literatura. Foi quando eu disse: um dia eu vou publicar esses textos”.

As obras selecionadas, incluindo a de Claudemir, integrarão os dois primeiros volumes da Coleção Literatura de Circunstâncias da EdUFRR de textos literários e serão publicadas nas versões física e digital, em agosto de 2020.

Por: Juliana Albano (Colaboradora) - Comunicação Social/Tauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário