sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Secretário faz apresentação na Feira de Soluções Para a Saúde


Durante os dias 16 a 19 de outubro em Fortaleza está sendo realizada uma série de discussões voltadas à área da saúde, tecnologia, inovação e negócios por meio da 3ª edição da FEIRA DO CONHECIMENTO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E NEGÓCIOS.

FEIRA SE SOLUÇÕES PARA A SAÚDE
Com o intuito de oferecer espaços para a discussão, propostas e soluções relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao conceito de One-Health (que articula as saúdes humana e animal e também o meio ambiente), a Feira de Soluções, que tem como tema: “Saúde digital para territórios saudáveis e sustentáveis”. O evento é realizado pela Fiocruz em parceria com a SESA e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE). Surgiu em 2017 a partir do projeto Plataforma de Vigilância de Longo Prazo para Zika vírus e microcefalia no âmbito do SUS, sob a responsabilidade da Fiocruz Brasília e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz).

GISSA TAUÁ (SISTEMA DE INTELIGÊNCIA E GOVERNANÇA)
Com a presença do Prefeito Fred Rêgo, o Secretário de Saúde Marcos William, apresentou o Gissa, uma plataforma computacional desenvolvida durante dois anos na realidade do sistema de saúde de Tauá. A solução de tecnologia da informação e processos, desenvolvida pelo Instituto Atlântico, possibilita a visão sistêmica de indicadores, relatórios e alertas contextualizados na linha de cuidado em saúde, como no acompanhamento do pré-Natal, parto, puerpério, puericultura, imunização e outros eventos. Em Tauá, os componentes do Gissa possibilitaram a geração de profundos impactos sociais, como a identificação da alta incidência de cirurgias cesarianas, a estratificação de riscos no pré-natal e puericultura, a tempo da intervenção estratégica do município junto às equipes de saúde. Estes resultados foram alcançados com a utilização dos módulos desenvolvidos para atendimento da Rede Cegonha de cuidado materno-infantil.

"Os benefícios da ferramenta poderão ser estendidos a outros municípios ao possibilitar que a informação coletada em tempo real dos registros de serviço da rede de saúde seja fonte de conhecimento para a gestão eficaz. Os resultados do Gissa abrangem as áreas epidemiológicas, assistenciais, orçamentárias, burocráticas e demográficas, de modo a alimentar os processos decisórios e conduzir ações e atividades desenvolvidas na saúde", destacou o Secretário Marcos William.

Com foto e informações do NIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário