domingo, 16 de junho de 2019

Secretário e Comandante da GCM participam de seminário em Brasilia


O Secretário de Segurança Pública e Proteção à Cidadania, Cel Deladier Feitosa e o comandante da Guarda Civil Municipal de Tauá, GCMT Lima,estiveram em Brasilia,onde participaram do Seminário Nacional das Guardas Municipais.

O evento apoiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ) reuniu gestores das guardas municipais de todos o país e representantes de vários setores do Senasp que atuam com projetos relacionados as instituições de segurança municipais.

De acordo com o Secretário Deladier Feitosa, o seminário abriu espaço para discutir pautas de interesse comum, tais como capacitação, reformulação de matriz curricular nacional de formação, captação de recursos, o papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e propostas de alterações legislativas pertinentes, entre outros temas. Além de servir para construir um levantamento atualizado do quantitativo de Guardas Municipais existentes no país.

No Seminário foram discutidos temas de relevância como a capacitação dos guardas municipais em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs); O SUSP e o papel dos municípios na Segurança Pública; e um Estudo Profissiográfico e Mapeamento das Competências das Guardas Municipais; Aquisição de armamentos letais e outros produtos controlados; Sincov: Orientações técnicas para elaboração de projetos e propostas de emendas parlamentares de segurança pública; Padronização de convênios para armamento das Guardas Municipais; Polícia de Proximidade das Guardas Municipais; entre outros.

O secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theóphilo, participou ativamente das discussões. Ao final do evento foi elaborado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) coletivo assinado por todos os representantes das guardas municipais presentes no Seminário e avalizado pelo titular do Senasp. Participaram também o Secretário de Segurança Cidadã de Fortaleza, Antonio Azevedo e o Diretor Geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Inspetor Rômulo Reis de Almeida.

Com informações do NIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário