segunda-feira, 3 de junho de 2019

Quiterianópolis completa 32 anos de emancipação politica


O município de Quiterianópolis, na região dos Inhamuns, completa nesta terça-feira, 4 de junho, 32 anos de emancipação política. O prefeito Dr. Barreto e toda gestão municipal convidam a população a comemorar o natalício da Cidade.

A programação acontece, nesta segunda-feira,3, com Missa em Ação de Graças, às 18h, na Praça da Matriz, e às 21h, começa o show em Praça Pública, com as atrações Toca do Vale, Solteirões, dupla Cleber e Thiago e o grupo Danraus.

Quiterianópolis
Em 15 de maio de 1987, a Assembleia Legislativa do Ceará decretou a emancipação política do município de Quiterianópolis, através do Decreto de Lei Nº. 11.330 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), em 4 de Junho de 1987, alterado pela lei estadual nº 11.485, de 20 de julho de 1988, desmembrado de Independência.

Mas a origem de Quiterianópolis data do século XVIII. Por volta dos anos 1770, aqui era uma fazenda pertencente a Quitéria Gonçalves de Lima e seu esposo Tenente José Nunes Batista. Localizada à margem direita do Rio Poti, na época denominado Riacho Itaim, a propriedade chamava-se fazenda Santa Quitéria.

O nome Quiterianópolis é uma homenagem à Quitéria de Lima, que por volta de 1778 construiu uma capela, hoje a Igreja Matriz da Cidade, e doou uma área de terra para criação do povoado que viera tornar-se Município.

Situada a 415 quilômetros de Fortaleza, Quiterianópolis tem 20.860 habitantes, conforme o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017, e área de 1.041 km².

Repórter Cícero Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário