terça-feira, 25 de setembro de 2018

Operação Sorriso retorna ao Cariri para mutirão de cirurgias gratuitas em pacientes com fissura labiopalatina


A Operação Sorriso, uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, retorna ao Ceará pela 26ª vez para a realização de mais um mutirão de correção de lábio leporino e fenda palatina, a partir do dia 9 de outubro. Desta vez, a missão humanitária será no interior do estado, na região do Cariri, onde a ONG realizou programas entre 2007 e 2009, no município de Barbalha.
Com o apoio na divulgação da Comunicare Consultoria de Comunicação, na missão de 2018 devem ser realizadas cerca de 40 cirurgias gratuitas entre os dias 11 e 14 do próximo mês. No Ceará (Fortaleza e Barbalha), a Operação Sorriso já atendeu mais de 4.400 pacientes, realizou mais de 39 mil consultas médicas e operou 2.150 pessoas, tudo de forma gratuita.
“Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, cuja equipe participa das missões da Operação Sorriso, a taxa de recorrência da fissura labiopalatina em uma mesma família - que é um indicativo da influência de fatores genéticos - é maior na região do Cariri do que em outras cidades brasileiras pesquisadas. Essa informação foi determinante enquanto estudávamos o melhor local para realizar a missão”, explica Fernanda Carbonari, coordenadora de programas da Operação Sorriso.

Como participar
Este ano, para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 9, na Unidade Básica de Saúde Pirajá (em Juazeiro do Norte), levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade). Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. Nesse caso, a Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem à instituição de saúde, além de alimentação sem custo.

Após a triagem, os pacientes selecionados passarão pela cirurgia com os voluntários da ONG no Hospital São Raimundo (no Crato), a partir do dia 11 de outubro“A missão fortalece ainda mais o trabalho que desenvolvemos na região como uma instituição filantrópica. Não é apenas uma questão financeira, mas humanitária e que faz a diferença na vida de milhões de pessoas carentes”, explica Valério Faheina, diretor administrativo do Hospital São Raimundo.

Pré-triagem
Até o dia 8 de outubro é possível fazer um atendimento odontológico pré-triagem de pacientes com o Dr. Romildo Bringel, na Faculdade Leão Sampaio. Ele acontece às segundas-feiras, das 8h ao meio
-dia, por ordem de chegada. Os pacientes atendidos são encaminhados para fazer exames e raio X, mas mesmo assim devem comparecer na triagem do dia 9 de outubro para serem avaliados pelos voluntários da Operação Sorriso e terem chance de fazer a cirurgia.

O retorno da Operação Sorriso ao Cariri acontecerá graças à parceria com a CPFL Renováveis, por intermédio do Programa Raízes, principal iniciativa de Investimento Social Privado da geradora de energia. O apoio de outros parceiros é fundamental para que o trabalho seja realizado com sucesso. A Operação Sorriso é patrocinada por empresas como Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, Abbvie, Alfacomputer, Approach Comunicação, Aumund, BBraun, Bradesco Seguros, Cesta Nobre, CitiEsperança, Coelho e Morello Advogados, Comerc, Comunicare Consultoria de Comunicação, Cristália, Day Pharma, DHL, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Hasbro, Icatu Seguros, Infobip, Kinoplex, Mindray, LDS Church, Mundotraduz, Paris Filmes, Pepsico, Rastru, Rei do Malote, Schivartche Advogados, Seteco, Temasek, UPS, Way Models e White Martins.

Localmente, a Operação Sorriso conta com o apoio do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO, Hospital São Raimundo/Fundação Leandro Bezerra, Prefeitura do Crato, Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e Secretaria Municipal de Saúde/SESAU.

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Marinha do Brasil, Projeto Genoma e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também são parceiros da organização. Veja a lista completa no site operacaosorriso.org.br

SERVIÇO
Programa Humanitário de Juazeiro do Norte e Crato (CE)
Seleção de Pacientes
09 de outubro de 2018 - a partir das 8h
Local: Unidade Básica de Saúde Pirajá
R. Terezinha Félix de Souza, 160 – Pirajá, Juazeiro do Norte (CE)

Cirurgias
11 a 14 de outubro de 2018
Local: Hospital São Raimundo
Av. Teodorico Teles, 99 - Centro, Crato (CE)
Informações: (88) 99253-0243

Sobre a Operação Sorriso
A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 270 mil crianças pelo mundo.
No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e 5,4 mil cirurgias em doze estados brasileiros, tudo de forma gratuita à população.

Para ajudar
Quem quiser ajudar, pode fazer doações em dinheiro pelo sitewww.operacaosorriso.org.br/index.php/get-involved/doacao-financeira/
Ou direto em conta:
Associação Operação Sorriso do Brasil
CNPJ: 08.691.563/0001-85
Banco Itaú (341)
Ag: 8729
C/C: 23082-4
Comunicar depósito ao e-mail: contato@operationsmile.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário