quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Padre envia carta ao presidente da CNBB sobre a visita de bispos ao presidente Temer


O Padre Maurizio Cremaschi,que atuou durante décadas na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Tauá e ainda atua na Diocese de Crateús,enviou uma carta ao Núncio e ao presidente da CNBB,tratando sobre o encontro de dois cardeais com o presidente Michel Temer.Segundo as informações divulgadas pela imprensa Nacional,o cardeal dom Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, e o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo acompanhados de mais uma dúzia de integrantes da cúpula da Igreja no Brasil foram a Brasília na manhã da última  segunda feira (10) onde tiveram um encontro com Temer. Foram ao Palácio do Alvorada manifestar seu apoio à PEC 241 e ainda fizeram uma oração.O fato desagradou o Padre que resolveu escrever uma carta,confira:

CARTA AO NUNCIO E AO PRESIDENTE DA CNBB SOBRE A ORACAO DOS DOIS CARDEAIS COM TEMER
Querido Dom Giovanni d´Aniello,
Sou Maurizio Cremaschi, padre fidei donum da diocese de Bergamo - Italia, atuando desde 1979 na diocese de Crateús no Ceará.

Escrevo diante das atitudes dos Cardeais Scherer e Orani que, pelas informações da imprensa, foram solenemente visitar no Palácio da Presidência o Sr. Temer, onde fizeram oração, na hora da votação da PEC. Respeito as opiniões políticas pessoais de Scherer e Orani , com as quais, como muitos brasileiros e muitos cristãos, não posso comungar). O que não é possível aceitar é a utilização de uma função que, apesar não ser "sacramental", concede um lugar de destaque na Igreja Católica Brasileira e, sendo que o título de Cardeal é atribuído pelo Papa, as atitudes dos Cardeis comprometem, além da CNBB e a Igreja do Brasil, a mesma Santa Sé. A ação de baixa politicagem dos 2 Cardeais deve ser publicamente reprovada sendo que foi publicamente praticada. A utilização da oração neste ato que nada tem de atitude pastoral e profética, é uma forma blasfema nomeando o nome de Deus em vão. Nisso os Cardeais Scherer e Orani juntam seus nomes à longa lista dos deputados que utilizam o santo nome de Deus para justificar suas escolhas políticas que nada tem a ver com a fé em Jesus que foi condenado, torturado e executado pelas autoridades do mundo.
Esse fato deve fazer refletir sobre o jeito de escolher os bispos que, no Brasil, depois do período do Vaticano II, contribuiu muito a desfigurar completamente o rosto da Igreja do Brasil.
Tenho consciência que o espírito da profecia não não é atributo especifico de bispos, cardeais ou núncios, mas o povo das igrejas do Brasil merece bom pastores.
Que o Deus de Jesus crucificado e ressuscitado envie sobre nós seu Espírito e sempre o saibamos acolher em atitude de conversão e misericórdia.
P., Maurizio

54 comentários:

  1. Absurda essas atitudes dos cardeais Scherer e Orani. Parabéns ao nosso querido e eterno padre Maurizio pela iniciativa em denunciar o comportamento baixo, anti-profético e anti-pastoral desses cardeais.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada padre Maurizio. A igreja precisa ser profetica e denunciar aos que estão contra a vida

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela atitute, padre Maurizio. A Igreja precisa de pessoas idôneas e que saibam distinguir opinião políticas de pastoral. Que Deus mantenha sua fé e dê forças para continuar seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus té ilumine e ti livre desses seres políticos corruptos,golpista que compram votos até dos maiores poder na nossa igreja,que vc continue a olha pelos mais carentes sem misturar tua fé em Deus com corrupção parabéns pela iniciativa assim todos saberemos que ainda existe padres serios e enviados por Deus para nós ajudarparabens que Deus té ilumine e te proteja pq cm certeza você vai precisar!!

      Excluir
    2. Que Deus té ilumine e ti livre desses seres políticos corruptos,golpista que compram votos até dos maiores poder na nossa igreja,que vc continue a olha pelos mais carentes sem misturar tua fé em Deus com corrupção parabéns pela iniciativa assim todos saberemos que ainda existe padres serios e enviados por Deus para nós ajudarparabens que Deus té ilumine e te proteja pq cm certeza você vai precisar!!

      Excluir
    3. Parabéns padre . A Igreja precisa de pessoas idôneas e que saibam distinguir opinião políticas de pastoral. Que Deus mantenha sua fé e dê forças para continuar seu trabalho. Assim todos saberemos que ainda existe padres comprometidos com os mais pobres e enviados por Deus para nós ajudar e em defesa da vida do próximo, que Deus té ilumine e te proteja porque com certeza você vai precisar e você tem o povo ao seu lado, estaremos de olho pra saber se senhor vai receber represálias em sua atitude. Papa Francisco acredito que responderia assim mesmo com sua atitude e carta. Tem que existir ainda profetas que denuncie e ame como Jesus amou.

      Excluir
    4. Enquanto a podridão sacerdotal e teológica (católica, protestante, evangélica, etc.)manter o povo alienado, as elites brasileiras continuarão com o perverso massacre e exploração sobre o povo pobre trabalhador. Não há diferença, todos os tipo de sacerdotes e teólogos hegemônicos estão aliados às genocidas elites política e econômicas brasileiras. A podridão é uma só!

      Excluir
    5. Como estes sacerdotes são traíras!!!

      Judas dos católicos!!!

      DENUNCIÁ-LOS AQUI APENAS É POUCO!!!

      Onde está a autoridade hierarquicamente superior a estes homens dentro da Igreja Católica???

      Eles não honram a nossa religião! Deve haver medidas severas quanto a esta atitude arbitrária desses homens, que não representam OS IDEÁRIOS E A DOUTRINA da Igreja Católica!!!

      Excluir
  4. Eu não comungo com a atitude destes bispos isto é loucura,concordar com a pec.

    ResponderExcluir
  5. No RJ houve um bispo que apoiou o golpe de 64 e por mais de 20 anos sofremos com um governo totalitário e pernicioso. Agora a história, lamentavelmente, se repete. Não podemos esquecer que foram os lideres religiosos que há 2000 passados mandou Cristo para cruz, instigando o povo a falar; CRUCIFICA-O!! CRUCIFICA-O!!

    ResponderExcluir
  6. No RJ houve um bispo que apoiou o golpe de 64 e por mais de 20 anos sofremos com um governo totalitário e pernicioso. Agora a história, lamentavelmente, se repete. Não podemos esquecer que foram os lideres religiosos que há 2000 passados mandou Cristo para cruz, instigando o povo a falar; CRUCIFICA-O!! CRUCIFICA-O!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente não são só padres.Na lista dedeputados que aprovaram a PEC E possível ler pelo menos o título de pelo menos doia pastoree e um missionário, fora os que não tem título identificando, além de Bolsonaro e Marcos Feliciano. Todos rasfaram a Bíblia, só bastava ler Miqueias.

      Excluir
    2. Sem essa PEC o Brasil vai virar um País sem rumo como a Venezuela e Grécia. É fácil fabricar dinheiro e gerar inflac3e desemprego. Olha os Venezuelanos vindo em massa para o Brasil comprar comida..
      Isso é gerir a macroeconomia para salvar o Brasil pois dinheiro não da em Árvore. ..!!!

      Excluir
  7. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1306762612669509&id=211324662213315

    ResponderExcluir
  8. "A audiência com o presidente Temer foi para o Conselho Superior da Rede Vida no Palácio da Alvorada, residência presidencial.
    Tratamos da Rede Vida.
    No final, Dom Orani deu de presente a ele uma imagem da Sagrada Família para ele ter na residência. Ele tem isso na mão. A imagem foi abençoada ali mesmo. E ele pediu a bênção para a residência toda. Dom Orani fez a oração de bênção.
    Depois fomos ver a capelinha ao lado da palácio. Ali rezamos o Angelus e Dom Orani pediu a intercessão de Nossa Senhora "da Alvorada" - é assim q se chama a capela - para todo o povo brasileiro, especialmente pelos pobres e doentes.
    Só isso.
    O assunto não foi o PEC.
    Dom Orani e o Presidente deram entrevistas e não sei o q disseram. Não dei entrevista a não para a Rede Vida.
    O jornal O GLOBO logo em seguida saíu na sua versão on line com essa história de "oração em apoio ao PEC" e todos ficam repetindo...
    É interpretação deles. Os fatos são os que relatei acima. - Cardeal Dom Odilo

    Portanto, a atitude desse sacerdote foi precipitada. Ouviu a mídia e esqueceu de perguntar a "igreja" o que realmente aconteceu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dom Odilo o Sr não é bobo e sabe muitíssimo bem o que está acontecendo no Brasil. Diante das Injustiças seria muito proveitoso uma revisita as atitudes e posições de D. Paulo Evaristo Arns e D. Helder Câmara, já que as vezes fica difícil para "nós os mortais" seguir os passos de Jesus.

      Excluir
    2. Absurdo é membros da Igreja irem confabular com um governo notoriamente corrupto, antipopular e ultraneoliberal. Esse governo pode ter a cara dessa cúpula da Igreja, mas não tem a aprovação dos fiéis. Que tipo de pastores são? Vão repetir a história do apoio ao fascismo na Europa e da ditadura militar no Brasil? É por essas e outras que me afastei da Igreja, o meu estômago embrulha! !!!

      Excluir
    3. Uma visita em dia/momento tão inadequado. Somos todos Igreja e há tempos deixamos de lado o real sentido do evangelho. O que esse governo quer já está claro desmontar direitos duramente conquistados, vender as reservas brasileiras ao capital internacional e tantas outras artimanhas. A respeito do Pe. Maurizio tem razão sim em se posicionar. Cristo não era omisso. Espero e estarei atenta se o mesmo não sofrerá retaliações.

      Excluir
    4. Uma visita em dia/momento tão inadequado. Somos todos Igreja e há tempos deixamos de lado o real sentido do evangelho. O que esse governo quer já está claro desmontar direitos duramente conquistados, vender as reservas brasileiras ao capital internacional e tantas outras artimanhas. A respeito do Pe. Maurizio tem razão sim em se posicionar. Cristo não era omisso. Espero e estarei atenta se o mesmo não sofrerá retaliações.

      Excluir
  9. De todo modo a Igreja está querendo se promover, pois, o povo esquecido pelo poder e mais necessitado é que precisa de bençãos e de Deus, não a elite demagógica que visa poder e privilégios. Creio que Deus há tempos "não anda por lá", se andasse reprovaria tantos absurdos e injustiças que testemunhamos. A igreja está entrando no jogo com tais personagens, méritos ao padre Maurizio que não faz parte disso, vão convencer otários, não eu.

    ResponderExcluir
  10. Meu deus, temos que esperar pela liberdade e a coragem evangélica de um "não-brasileiro"... E nos, brasileiros, por que nos calamos? Todo o meu apoio, Pe. Maurizio!

    ResponderExcluir
  11. Todo o meu apoio ao Pe. Maurizio. Achei muito estranho a visita dos Cardeais ao Sr. Presidente num momento tão massacrante por parte dele aos menos favorecidos.

    ResponderExcluir
  12. Todo o meu apoio ao Pe. Maurizio. Achei muito estranho a visita dos Cardeais ao Sr. Presidente num momento tão massacrante por parte dele aos menos favorecidos.

    ResponderExcluir
  13. Considerando a versao do cardeal "alemao", por que fazer esta visita em plena segunda-feira NEGRA? O GOLPISTA sabia que poderia tirar proveito disto para a sua imagem posar ao lado de representantes da Igreja. Nas fotos fica notoria a babacao de ovos...Da-lhes humildade Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo e a mídia vendida está enlouquecida por notícias que reafirmem - mesmo que ingenuamente - a figura Temerosa do presidente.

      Excluir
    2. Isso mesmo e a mídia vendida está enlouquecida por notícias que reafirmem - mesmo que ingenuamente - a figura Temerosa do presidente.

      Excluir
  14. Discutir sobre Rede Viva num momento de exclusão e massacre de direitos do povo! Viva essa Igreja dos poderosos, de quem a pode financiar! Dom Odilo, estou em processo de afastamento da igreja católica por conta de católicos com essa tal sua atitude!

    ResponderExcluir
  15. A Igreja sempre esteve ao lado da elite, desde sua criação pelo Imperador Romano. Isso é só uma demonstração que ela nunca saiu de perto da Casa Grande. dos Senhores Feudais e Coroneis.

    ResponderExcluir
  16. Admirável a voz profética de Pe Maurizio. Nós brasileiros temos que aprender a coragem de não calar diante de posturas anti-evangélicas. Para Pastores da Igreja é urgente fazer a opção pelo projeto de Jesus.
    Obrigada padre por ser a voz dos sem voz e vez.

    ResponderExcluir
  17. Admirável a voz profética de Pe Maurizio. Nós brasileiros temos que aprender a coragem de não calar diante de posturas anti-evangélicas. Para Pastores da Igreja é urgente fazer a opção pelo projeto de Jesus.
    Obrigada padre por ser a voz dos sem voz e vez.

    ResponderExcluir
  18. O Padre devia primeiro reclamar na CNBB e saberia o real motivo da visita que não foi o PEC, mas de cortesia pela restauração da Capela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia da votação do PEC???? Cortesia???? Restauração de capela???? Me poupem!!!!

      Excluir
    2. Reclamar na CNBB? Como assim? Acaso teria alguma repercussão? Quem se posiciona do lado dos corruptos macula a sua imagem e da instituição a que representa. Mas nossa Igreja é forte e com a graça de Deus não haverá de perder o sentido de estar ao lado dos empobrecidos.

      Excluir
    3. Reclamar na CNBB? Como assim? Acaso teria alguma repercussão? Quem se posiciona do lado dos corruptos macula a sua imagem e da instituição a que representa. Mas nossa Igreja é forte e com a graça de Deus não haverá de perder o sentido de estar ao lado dos empobrecidos.

      Excluir
    4. Criticar os nossos pastores apenas escutando a posição dessa mídia nojenta? Faz favor né? Eu não votei no Temer, portanto, não o coloquei como presidente. Agora defender a Teologia da Libertação e o PT me poupe. É ter sangue de barata. É esse padre que escreveu a carta não se dá nem o direito de ter respeito a hierarquia da Igreja. Chama os cardeais sem o título devido. É bem próprio de que não trabalha em comunhão e não tem unidade. Por favor gente, vamos rezar mais pelo Brasil do que ficar jogando pedras nos nossos cardeais. Eu quero acreditar mais na Igreja que amo do que numa mídia forjada. Perdão! Tinha que falar...

      Excluir
    5. Nem tem como nos dirigirmos à sua pessoa "Anônimo". Tão bonzinho, tão educado, tão religioso, mistrazsua cara. Ou melhor, ah vá...

      Excluir
  19. "A audiência com o presidente Temer foi para o Conselho Superior da Rede Vida no Palácio da Alvorada, residência presidencial.
    Tratamos da Rede Vida.
    No final, Dom Orani deu de presente a ele uma imagem da Sagrada Família para ele ter na residência. Ele tem isso na mão. A imagem foi abençoada ali mesmo. E ele pediu a bênção para a residência toda. Dom Orani fez a oração de bênção.
    Depois fomos ver a capelinha ao lado da palácio. Ali rezamos o Angelus e Dom Orani pediu a intercessão de Nossa Senhora "da Alvorada" - é assim q se chama a capela - para todo o povo brasileiro, especialmente pelos pobres e doentes.
    Só isso.
    O assunto não foi o PEC.
    Dom Orani e o Presidente deram entrevistas e não sei o q disseram. Não dei entrevista a não para a Rede Vida.
    O jornal O GLOBO logo em seguida saíu na sua versão on line com essa história de "oração em apoio ao PEC" e todos ficam repetindo...
    É interpretação deles. Os fatos são os que relatei acima. - Cardeal Dom Odilo

    Portanto, a atitude desse sacerdote foi precipitada. Ouviu a mídia e esqueceu de perguntar a "igreja" o que realmente aconteceu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito, não havia momento melhor para realizar essa visita. Estamos vivendo um momento muito preocupante da nossa história, com perspectivas de redução de direitos sociais, principalmente dos mais necessitados. Tem que se ter muito cuidado com o uso do Santo Nome de Deus, ainda mais em contextos contaminados pela hipocrisia e corrupção. Na minha modesta opinião a atitude do Conselho Superior da Rede Vida ao visitar um poder contestado pela maioria das forças progressistas desse País e que caminha junto dos mais necessitados não coaduna com os ensinamentos de Nosso senhor Jesus Cristo.

      Excluir
    2. A CNBB sabidamente eh comunista e como tal não eh novidade que apoie um partido socialista (o qual eh a base do comunismo) portanto não quer dizer que sendo bispos estão corretos e sim que alinham pelo lado do mal! LAMENTÁVEL

      Excluir
  20. Parabéns Padre por ter a coragem resguardar a missão profética da Igreja e criticar esse tipo de absurdo

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Padre por ter a coragem resguardar a missão profética da Igreja e criticar esse tipo de absurdo

    ResponderExcluir
  22. O padreprofeta Maurizio, felizmente tem a coragem de falar a Verdade em defesa da Igreja de Cristo, em nome de católicos coerentes e dígnos que vivem segundo os caminhos abertos pelos profetas!!!!

    ResponderExcluir
  23. Pe. Maurizio me sinto contemplada em sua fala e atitude. É muito triste sabermos que ainda existem pessoas que utilizam do poder serviço para desqualificar a luta de tantos brasileiros e brasileiras que tem seus direito violados. Mas compreendemos que infelizmente existem sacerdotes que defendem a vida e outros que continuam a vender Cristo por algumas moedas.Estes não representam a Igreja de Cristo.AINDA NÃO APRENDERAM QUAL DE FATO É A MISSÃO DELES JUNTO AO POVO.

    ResponderExcluir
  24. Sou budista, mas também engajada nas lutas sociais, inclusive participo de atividades da Comissão Pastoral da Terra e do CIMI -Conselho Indígenas tá Missionário. Fiquei extremamente tocada com a atitude e a coragem de Pe Maurizio, que representa o verdadeiro sentido de ser Igreja Católica Libertária na América Latina. A Rede Vida, a meu ver, não representa o verdadeiro sentido e necessidades da sociedade brasileira, sendo extremamente conservadora e ainda por cima anulando os poderosos, com esta visita que "nada teve a ver com a PC 241". Lobos em pelo de cordeiro!

    ResponderExcluir
  25. Comungo da mesma reflexão do Padre Cremaschi. Tem que se ter cuidado em usar o Santo Nome de Deus. Ainda mais em ocasiões marcadas por profunda hipocrisia e onde os protagonistas são os algozes do povo sofrido do Brasil. A salvação do povo só virá pelo povo e com as Graças de Deus!!

    ResponderExcluir
  26. Precisamos separar o joio do trigo, se esses que se dizem missionários, estão buscando o joio que fiquem por lá. respeitem o povo brasileiro e sua fé.

    ResponderExcluir
  27. A visita destes dois Bispos a esse golpista e a dama bela e recatada mesmo no dia da votação do projeto mais demoníaco que o Brasil está prestes a viver, foi desproposital e ante profético diante do absurdo econômico e social do momento brasileiro. Se ñ foram ingênuos foram coniventes; e como se ñ bastasse presentea-los com a imagem da sagrada família. Esse ñ é o momento de se preocupar com a rede vida afinal ela já tem a classe media

    ResponderExcluir
  28. A visita destes dois Bispos a esse golpista e a dama bela e recatada mesmo no dia da votação do projeto mais demoníaco que o Brasil está prestes a viver, foi desproposital e ante profético diante do absurdo econômico e social do momento brasileiro. Se ñ foram ingênuos foram coniventes; e como se ñ bastasse presentea-los com a imagem da sagrada família. Esse ñ é o momento de se preocupar com a rede vida afinal ela já tem a classe media

    ResponderExcluir
  29. Comungo com o senhor Pe. Maurizio, fizestes o que todos nós faríamos diante de tamanha hipocrisia. Não tenhas medo porque: SE CALAREM A VOZ DOS PFOFETAS AS PEDRAS FALARAO, SE FECHATEM OS POUCOS CAMINHOS, MIL TRILHAS NASCERAO!

    ResponderExcluir
  30. Comungo com o senhor Pe. Maurizio, fizestes o que todos nós faríamos diante de tamanha hipocrisia. Não tenhas medo porque: SE CALAREM A VOZ DOS PFOFETAS AS PEDRAS FALARAO, SE FECHATEM OS POUCOS CAMINHOS, MIL TRILHAS NASCERAO!

    ResponderExcluir
  31. Será que o papa está bem informado sobre o teor da PEC 241 e que estes dois picaretas foram a Brasília prestar apoio ao presidente Golpista? São traidores dos povo e não me representam como católico.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir