quinta-feira, 30 de abril de 2015

VAI COMEÇAR CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A imunização contra a gripe acontece em todo o Ceará neste ano se inicia no dia 4 e segue até 22 de maio, durante a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta é imunizar no mínimo 80% da população de 2 milhões de habitantes dos grupos prioritários que incluem crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico.
Durante a campanha, serão oferecidas as vacinas Influenza Trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal, pneumococo 23 valente para proteger pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas, e Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 49 anos.

 A vacina está disponível em 2.394 postos fixos, 1.200 postos volantes, unidades de saúde com salas de vacina, instituições de idosos, hospitais e domicílios. No Ceará, serão mobilizados 28.180 profissionais e 1.800 veículos terrestres para a vacinação.
 
A doença
Nos últimos cinco anos, o Ceará cumpriu as metas de vacinação, com coberturas que variaram de  82,51% a 89,72%. No ano passado, a cobertura atingiu 84,27% da população dos grupos prioritários.
Para manter esses resultados, a campanha será lançada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, na sexta-feira (8), às 9 h, na Unidade Básica de Saúde Meton de Alencar, será o dia de mobilização nacional de vacinação contra a gripe.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por  secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso.
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário