terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Brisanet é a melhor Banda Larga nos estados do Ceará, RN e Paraiba


O site Melhor Plano em parceria com o Minha Conexão, que juntos comparam planos de internet e telefonia em todo Brasil, divulgaram pela segunda vez consecutiva uma pesquisa para apontar quais são os melhores provedores de internet banda larga em cada região do Brasil. Foram feitos 20 milhões de testes de velocidade e coletadas cerca de 211 mil opiniões de usuários para chegar ao levantamento, que verificou os serviços a partir de dados coletados em 800 cidades em todo o país. No ranking geral, a Claro NET foi quem se saiu melhor, vencendo as categorias de "melhor velocidade" e "melhor provedor", enquanto a Vivo foi eleita na categoria "maior satisfação" na opinião dos usuários.

A Brisanet foi escolhida como a melhor em todos os itens nos Estados onde ela atua:

Ceará: Brisanet (Velocidade) / Brisanet (Satisfação) / Brisanet (Provedor)

Paraíba: Brisanet (Velocidade) / Brisane ( Satisfação) | Brisanet (Provedor)

Rio Grande do Norte: Brisanet (Velocidade) / Brisanet (Satisfação) / Brisanet (Provedor).

No estado de Ceará, foram avaliados 588.433 testes de velocidade e 7.681 de satisfação.

Como foi feita a avaliação?

O ranking foi feito a partir de 20.025.66 milhões de testes de velocidade de internet realizados pelo público do site Minha Conexão ao longo de 2019. O estudo considerou também a satisfação dos usuários em relação a seus provedores —foram contabilizadas 211.150 mil opiniões. Testes via celular ou tablet não foram considerados.

Para ser elegível ao prêmio, o provedor deveria ter um mínimo de 1.000 testes de velocidade feitos no período e possuir no mínimo 3% da amostra dos testes da região avaliada para ter significância estatística. Para determinar o teste de velocidade, foi usada a média de velocidade por IP no mês, por provedor em cada cidade do estado, foi dado um peso de 90% para o download e 10% para o upload. Além disso, cada usuário do site Minha Conexão podia dar uma nota de satisfação de 0 a 5 após o teste de velocidade de internet para que a melhor satisfação fosse avaliada.

Para garantir que o vencedor a nível estadual tivesse representatividade numérica no estado, foram cruzados os dados da amostra desses testes com a base de assinantes da Anatel.

De acordo com o site, algumas cidades do país não foram contempladas com o prêmio ou não se enquadraram em uma das categorias, como "melhor provedor", pois não tiveram testes suficientes para participação ou apresentaram dados inconsistentes.

Onde havia a possibilidade dessa avaliação, a metodologia aplicada foi a partir da soma dos resultados nas categorias de velocidade e satisfação de cada provedor. A análise dos dados contou com a utilização de algoritmos para filtrar e eliminar possíveis fraudes, além disso foi realizada também uma auditoria manual para conferência do resultado em todas as regiões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário