sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Prefeito se reúne com comando do Exército para tratar sobre carro pipa


O Prefeito de Tauá Fred Rêgo, acompanhado do Chefe de Gabinete Francisco Renato Carvalho e do Coordenador Municipal de Defesa Civil de Tauá, José Ilton, participaram nesta quinta-feira, 07 de novembro, no 40º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro em Crateús, de uma reunião com o Comandante o Coronel de Infantaria Magno Paiva. O objetivo foi tratar da carência de carros pipas no Município de Tauá.

A Operação, comandada pelo exército, consiste em realizar fiscalizações semanais nos pontos de abastecimento de água e mananciais existentes em Tauá. O intuito da ação é verificar se os pipeiros contratados, a prefeitura e a Coordenadoria de Defesa Civil (COMDEC) estão cumprindo com a correta distribuição e principalmente, se a água está chegando para quem necessita. A operação acontece desde 1997, atingindo mais de 3,5 milhões de pessoas, em 800 municípios da região Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo.

"O objetivo é fazer com que água chegue à população sofrida do interior, que não tem de onde tirá-la para o consumo próprio, como comer, beber e cozinhar alimentos, estamos recebendo diversas queixam da falta de água e falhas na operação. Oportunidade importante o Cel. Magno Paiva nos garantiu a ampliação e um estreitamento nas relações da Defesa Civil e o Exército.", explicou o Prefeito Fred Rêgo.

ESTADO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O reconhecimento de situação de emergência do Município de Tauá foi reconhecido pelo Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), na PORTARIA Nº 1.929, DE 12 DE AGOSTO DE 2019, publicada no Diário Oficial da União, com base em decreto estadual para o mesmo fim. O Governo do Estado do Ceará já havia declarado no dia 26 de abril de 2019, “situação anormal”, caracterizada como situação de emergência, em Tauá.

O decreto de emergência facilita o recebimento de auxílio, inclusive de recursos, da Defesa Civil Nacional. Para isso, estados e/ou municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública. Visto isso a OPERAÇÃO CARRO-PIPA no município de Tauá está garantida a sua execução até o mês de janeiro de 2020.

Com informações do NIC


Nenhum comentário:

Postar um comentário