terça-feira, 19 de novembro de 2019

Açude Novo será administrado pela prefeitura de Quiterianópolis


A Secretaria dos Recursos Hídricos, por meio da Célula de Segurança de Barragens, vistoriou na última semana, o Açude Novo no município de Quiterianópolis. A propriedade estava ameaçada de demolição devido à situação de deterioração e falta de registro.

Segundo a coordenadora da Célula de Segurança de Barragens da SRH, Lucrécia Nogueira, pela falta do registro a propriedade pode ser demolida. “Um dos artigos da lei de segurança de barragens, diz que não tendo dono, a fiscalizadora, que é a secretaria dos Recursos Hídricos, pode mandar demolir”, justificou.

Visando evitar possíveis danos, a Prefeitura de Quiterianópolis, em reunião com a SRH, manifestou interesse em assumir a administração do Açude, se responsabilizando pelas reformas e manutenção.

A Célula de Segurança de Barragens vai providenciar o registro da propriedade dando poderes e responsabilidades ao município. A partir do documento, a gestão municipal cuidará da recuperação e de todo o custeio da propriedade. Como meta, a SRH pediu que a recuperação da parede do açude fosse realizada antes do início do inverno.

Participaram também da reunião o gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh – Crateús), Antônio Rodrigues Júnior, os secretários municipais Manoel Coutinho (Gestão e Articulação Política, Zezão Peixe (Gabinete), além do secretário adjunto de Infraestrutura, João Capistrano, diretor do Departamento de Obras, Conrado Neto, as técnicas da SRH, Fernanda Furtado e Taísa Fernandes e os engenheiros da Prefeitura, Marcos Aurélio e Márcio.

O Açude Gentil (Açude Novo), foi construído através de obras emergenciais (bolsões), em 1952.


Nenhum comentário:

Postar um comentário