quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Policlínicas recebem novos kits para Núcleos de Estimulação Precoce


A Policlínica de Campos Sales recebe nesta quinta-feira (1º) visita da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, para a entrega de kit de estimulação precoce para o tratamento de crianças com doenças neuropssicomotoras, como a síndrome congênita associada ao Zika vírus. Outras seis policlínicas (Aracati, Crateús, Iguatu, Quixadá, Sobral e Tauá) também serão contempladas com os kits. Os Núcleos de Estimulação Precoce que funcionam nas policlínicas cearenses contam com esses equipamentos para dar suporte às terapias para as crianças.
Estrutura dos NEPs

O Núcleo de Estimulação Precoce (NEP) é um dos serviços especializados que as policlínicas regionais asseguram à população cearense. Crianças com doenças neuropsicomotoras, como a síndrome congênita associada ao Zika vírus, com diferentes graus de comprometimento, são atendidas e acompanhadas por equipes multiprofissionais, formadas por pediatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

Em 2019, há 985 crianças cadastradas e em atendimento nos núcleos de estimulação das policlínicas regionais. Desse total, 102 com síndrome congênita associada ao Zika vírus e 839 com outras patologias. Nos NEPs, que foram criados em 2016, 129 profissionais foram treinados para integrar as equipes multidisciplinares. Os atendimentos são feitos duas vezes por semana, com 45 minutos divididos entre cada profissional da equipe.

A atenção está descentralizada nas 22 regiões de saúde, com cobertura para os 184 municípios cearenses, o que faz com que as famílias consigam ser atendidas mais perto da cidade onde moram. As policlínicas regionais estão localizadas em Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Pacajus, Quixadá, Russas, Tauá, Tianguá e Sobral.

A equipe do Núcleo de Estimulação Precoce da Policlínica Bárbara Pereira de Alencar atende 20 crianças de Campos Sales e dos municípios vizinhos. É composta pelos seguintes profissionais: fonoaudiólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e pediatra.
Kit Estimulação precoce

Composição:
– Pranchas Ortostáticas
– Extensores para cotovelo
– Extensores para joelho
– Faixas com esponja
– Faixas sem esponja
– Faixas de Neoprene
– Cadeiras de 90º
– Tapete Sensorial: elementos variados de estimulação sensorial

Os equipamentos são voltados para crianças com até 60kg.

Fonte:www.ceara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário