domingo, 3 de fevereiro de 2019

Homenagem ao Centenário de Lili Feitosa


HOMENAGEM: HÁ 100 ANOS NASCIA LILI FEITOSA
Maria Luiza de Castro Feitosa, filha de Dr. Bernardo de Castro Feitosa e de Raimunda Alves Feitosa (Dona Doca), nasceu no dia 02 de fevereiro de 1919 na cidade de Independência onde seu pai era Juiz de Direito.
Iniciou seus estudos em Mombaça, onde seu pai era Juiz de Direito, vindo após seu falecimento em 1928 residir em Tauá, onde continuou o seu curso primário. Após conclusão, foi estudar no Colégio de Santa Teresa de Jesus do Crato até completar o Curso Normal que lhe conferiu o título de Professora Primária.
Foi nomeada em 25 de junho de 1942 pelo Governador do Estado professora da Escola Elementar do Alto do Papoco (atualmente Alto Brilhante), anexada ao Grupo Escolar de Tauá; em 02 de agosto de 1944 foi denominado de Joaquim Pimenta onde exerceu seu magistério até 1962.
Em 18 de janeiro de 1963 após um trabalho de conscientização conseguiu reunir várias autoridades locais e membros da sociedade, ligados à educação, em Assembléia para a fundação e instalação do Colégio Técnico Comercial “Dondon Feitosa”, que passou a ser alvo de sua dedicação e de seus esforços como diretora e patrona. Posteriormente foram instalados os cursos Pedagógico e de Administração.
Doou o referido Colégio ao Estado do Ceará, exigindo a construção de um prédio apropriado e a manutenção do nome do mesmo. Durante os 28 anos que comandou o Colégio Técnico Comercial Dondon Feitosa, sempre teve em mente, não o enriquecimento pessoal, mas as facilidades que podia dar aos estudantes carentes.
Colaborou na fundação e manutenção do Patronato Máximo Feitosa, onde exerceu o magistério e direção. Ensinou datilografia e pintura.
Faleceu no dia 26 de março de 1998 em Tauá.
Em 12 de abril de 1999, o então Governador do Estado do Ceará, Tasso Jereissati, denominou o Liceu de Tauá, de Maria Luiza de Castro Feitosa - “Lili Feitosa”, atualmente Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lili Feitosa (EEMTI Lili Feitosa).
Texto: Salete Vale
Uma homenagem da Prefeitura Municipal de Tauá
Fonte:Núcleo de informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário