domingo, 13 de janeiro de 2019

Novo golpe do WhatsApp promete emprego no SAMU para enganar suas vítimas


Um novo golpe tem usado o WhatsApp para enganar as pessoas oferecendo algo que muita gente está precisando urgentemente: um emprego. Nesse novo golpe, as vítimas recebem pelo aplicativo uma mensagem falando sobre uma seleção simplificada para empregos no SAMU, que está contratando urgentemente pessoas sem experiência ou qualificação com salários de mais de R$ 3 mil. Parece muito bom para ser verdade. E, realmente, não é.

Ao acessar o link da mensagem, o usuário é direcionado a um site com o símbolo do SAMU que pede um pré-cadastro de algumas informações para o processo seletivo, como nome, e-mail ou telefone para contato, e número do CPF. Ao preencher as informações e clicar no botão “enviar”, a vítima é então direcionada para outra página, que pede para que ela prove que não é um robô enviando o link para dez amigos no WhatsApp, prometendo que ao terminar esse processo ela será direcionada a uma página onde será possível fazer o envio do currículo.

Para aumentar a credibilidade da fraude, a página está cheia de supostos comentários de perfis do Facebook sobre como a iniciativa os ajudou a arrumar emprego. Caso compartilhe o golpe com mais dez pessoas, a vítima então é direcionada para duas páginas que não contêm nenhuma opção para envio de currículo ou informações sobre vagas de emprego, deixando claro que tudo não passou de um golpe para coletar dados das vítimas e lucrar com a visualização de ads nas páginas da fraude.

Vale lembrar que, como todo órgão público, o único meio de ser contratado para o SAMU é através de concurso público, que costuma ter diversas exigências de qualificações para aqueles que os prestam. Assim, não existe nada parecido com uma “contratação simplificada” para o SAMU, como o golpe dá a entender. Por enquanto, estima-se que cerca de 6 mil pessoas foram vítimas da fraude.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, é sempre bom desconfiar de qualquer mensagem de promoções ou processos seletivo para vagas de emprego fácil. Mesmo que eles tenham sido enviados por parentes e amigos, antes de clicar no link, entre no Google ou no site oficial da empresa usada na mensagem e verifique se ela está mesmo fazendo algum tipo de contratação ou promoção como a compartilhada pelo WhatsApp, já que nenhuma empresa ou órgão público faz qualquer tipo de promoção ou processo seletivo oficial que existe apenas no WhatsApp e não é divulgado por seus canais oficiais.

Fonte:canaltech.com.br