terça-feira, 28 de março de 2017

Curiosidades sobre o sono


Você já deve ter ouvido muitas histórias sobre o sono. Há quem diga que dormir bem ajuda a emagrecer, há quem diga que não precisa dormir muitas horas, há quem fale que o sono é essencial para o funcionamento de alguns horemônios, etc.

Pensando nisso, o Tempo de Mulher foi conversar com a especialista Luciane Mello, médica da Academia Americana de Medicina do Sono e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Ela selecionou 17 motivos para cuidar (muito bem!) da qualidade do seu sono. São várias curiosidades!

Dormir ajuda a emagrecer?
Dormir bem pode ajudar a emagrecer, sabia?Isso acontece porque uma boa noite de sono auxilia na regulação de hormônios como a grelina e a leptina, importantes por controlar a fome.Em contrapartida, dormir menos de seis horas por dia aumenta a produção de hormônios do estresse, que eleva o apetite.

Sono profundo
Durante o sono profundo (chamado REM - Rapid Eye Movement, movimento rápido dos olhos), o aprendizado e a memória são consolidados.Por isso, noites de sono inadequadas podem causar irritabilidade, estresse e diminuição da capacidade intelectual.E o pior, dependendo do distúrbio do sono apresentado pelo paciente, pode-se elevar o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares e neurológicas.

Quem dorme mais?
Mulheres precisam dormir mais do que os homens.Segundo uma pesquisa realizada no Centro de Pesquisa do Sono, na Universidade de Loughborough (Reino Unido), essa necessidade ocorre devido à ação que elas têm de conciliarem várias tarefas ao mesmo tempo durante o dia.

Não deixe de dormir
Privação do sono atrapalha a produtividade.Estar com sono durante o dia dificulta nossa concentração, inclusive na hora de tomar boas decisões ou até mesmo de controlar o nosso humor, prejudicando a produtividade do empregado.

Bebida alcoólica
Não utilize a bebida alcoólica para começar a dormir!Apesar do álcool “facilitar” o início do sono, ele relaxa muito a musculatura e desorganiza a arquitetura interna do sono, tornando-o não reparador.

Distrações
Ficar no celular, ver TV ou mexer no computador antes de adormecer é uma encrenca para o seu sono.Isso porque esse hábito favorece o indivíduo a ter insônia, dormir menos do que deveria e, consequentemente, sentir mais cansaço no dia seguinte.

Faça atividade física
Praticar exercícios físicos, de preferência no horário da manhã ou no período da tarde, pode te ajudar a ter um sono de qualidade.Isso ocorre porque durante a atividade seu corpo libera endorfina, enzima que ajuda na diminuição do estresse e da ansiedade.

Tempo de sono
Enquanto um bebê chega a dormir até 17 horas por dia, um adolescente na faixa dos 13 anos dorme 11 horas.Já os adultos devem dormir de 6 a 8 horas diárias.

Pode comer antes de dormir?
Alimentar-se e logo em seguida e ir dormir aumenta o metabolismo do corpo e a atividade cerebral, provocando pesadelos com mais frequência.Por isso, antes de ir para cama, opte por uma alimentação mais leve e sem bebidas estimulantes, como café, chá preto e refrigerantes.

Rotina que faz bem
Ajuste seu relógio biológico! Mantenha uma rotina de horários, tanto para dormir quanto para acordar.E procure não quebrar muito essa ordem nos finais de semana.

Hora de dormir...
Na hora de dormir opte sempre por pijamas confortáveis, colchão e travesseiro macio e adequado ao seu corpo, roupa de cama limpa e de boa qualidade. Além disso, um ambiente arejado, com temperatura agradável é fundamental pra dormirmos bem.

Sono tranquilo
Cama é lugar de dormir e não de pensar.Por isso, se as preocupações começarem a perturbar sua noite, escreva todas em um papel antes de deitar. Esse exercício ajuda a aliviar a mente e a reduzir a ansiedade e o estresse.Dessa maneira, você poderá ter uma noite de sono sem interrupções.

Cuidado com a luminosidade
Quando a noite se aproximar, o ideal é que a casa fique mais silenciosa e as luzes mais amenas. Experimente utilizar abajures, pois a luz forte prejudica os ciclos biológicos.

Roncar
O ronco é uma condição que ocorre durante o sono, caracterizado por um intenso ruído que pode prejudicar a própria pessoa e seus parceiros.Entre suas causas estão a flacidez nos músculos da garganta, causas de obstrução nasal - como gripe, adenoides grandes, desvio de septo e sinusite -, além de também poder ser causado pela obesidade.

Hormônio aliado do descanso
Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo cérebro durante a noite e ajuda a pessoa a sentir sono.Produzida pela glândula pineal do cérebro, ela costuma diminuir com o passar dos anos.

Insônia
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% da população em todo o mundo sofre com insônia, que se caracteriza pela dificuldade de dar início ao sono ou para manter o sono com qualidade.Se esse é o seu caso, procure um especialista do sono.

Quanto tempo você sonha?
Os sonhos podem durar segundos ou passar de uma hora, ocorrendo normalmente entre 10 e 40 minutos.

Fonte:www.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário