terça-feira, 12 de abril de 2016

VEM AI NOVIDADES NO FACEBOOK


Os usuários do Facebook estão a um passo de ganhar novos recursos, que vão desde a possibilidade do compartilhamento de trechos de links até o uso de GIFs como fotos de perfil. As novidades foram anunciadas durante a conferência anual para desenvolvedores da empresa, chamada de F8, realizada nesta terça-feira (12), na Califórnia (EUA).

Vale lembrar que há um bom tempo o Facebook deixou de ser uma simples rede social. Objetivo que fica ainda mais evidente a cada F8. Na edição de 2016, a plataforma deu novos sinais do interesse em ganhar dinheiro com o e-commerce, nem que para isso tenha que sacrificar a área de "notificações" dos usuários, que está a um passo de se transformar no novo destino do SPAM.

Veja abaixo algumas das novidades do "novo Facebook", que ainda estão na versão beta (para teste dos desenvolvedores):  

1. Compartilhar trechos de links

Os usuários estão a um passo de poder compartilhar trechos de links, não mais apenas o conteúdo completo. Atualmente, o Facebook não possibilita a seleção. Mas, o chamado "Share Composer" disponibilizará diferentes formas de compartilhamento. Será, por exemplo, possível publicar apenas a foto ou mesmo uma frase de uma matéria."Claro que, em todos os casos, a ferramenta continuará dando os devidos créditos dos conteúdos e até acesso á sua íntegra.

2. Usar Gifs na foto do perfil

Em breve, você poderá trocar a foto do seu perfil do Facebook por um pequeno vídeo de 7 segundos. A opção, segundo Piaz, foi liberada para os desenvolvedores que tendem a "lucrar" a partir da customização de vídeos ou GIFS. O novo recurso funcionaria da mesma forma como os apps de filtros temáticos --cores da bandeira da França, em homenagem aos ataques terrorista em Paris, ou até mensagens em apoio a um determinado time de futebol.

3. Fazer logins sem uso de senha

A partir do chamado Account Kits, o Facebook passará a possibilitar o login em aplicativos externos sem a necessidade do uso de senhas. A validação dos acessos poderá ser realizada por SMS, e-mail ou mesmo a partir de uma notificação enviada na própria rede social."O objetivo é preservar a senha dos usuários", aponta o líder de parcerias de produto para o Brasil do Facebook.

4. Receber notificação de promoções desejadas

Na tentativa de atrair cada vez mais o e-commerce para a plataforma, o Facebook criou o "Social Pug-in", que possibilita uma maior interação entre usuário e apps externos. Assim como já é possível "salvar" conteúdos ou posts para serem lidos ou encontrados como mais facilidade no futuro, será possível marcar produtos de interesse."Vamos supor que você quer comprar um tênis, poderá marcar o produto e, quando a empresa lançar qualquer promoção, uma notificação com a novidade será enviada em seu perfil"

5. Mais e mais notificações

Ainda com foco no e-commerce, o Facebook também investiu na sofisticação de uma plataforma analítica, capaz de monitorar o perfil dos usuários a partir das distintas formas de interação com a aplicação móvel.  A ferramenta possibilita ainda o desenvolvimento de notificações para grupos de usuários. "Ou seja, se um cliente incluiu três ou quatro produtos no carrinho, mas não concluiu a compra --ainda que historicamente tenha um perfil de consumidor ativo--, será possível enviar uma notificação via Facebook alertando sobre a possível expiração do pedido."

Fonte:tecnologia.uol.com.br