quarta-feira, 6 de abril de 2016

DICAS PARA SE REFRESCAR SEM AR CONDICIONADO


Calor do deserto tá ficando além da conta, mas como todo bom brasileiro, a gente da nosso jeitinho.
Então por motivo de prestação de serviço, se liga nas dicas do wikihow.

Refrescando-Se

Durma mais refrescado.

Utilize estas ideias para combater o calor que perturba o sono:

Adicione mais água em sua vida

O alívio é quase imediato, devendo durar por uma hora ou mais.

Vista-se apropriadamente.

Existem muitas estratégias para se vestir (ou para não se vestir) no calor, dependendo de sua situação:

Mude sua dieta.

Os alimentos e bebidas consumidas também ajudam a refrescar.
→ Folhas Doces de Menta
→ Iogurte de Melancia com um Toque de Menta
→ Chá de Menta
→ Bebida Irlandesa de Creme de Chocolate Mentolado
→ Sopa Refrescante de Ervilhas com Menta
→ Trufa de Menta
→ Pesto com Manjericão, Menta e Laranja
→ Chocolate amargo com Folhas de Menta
→ Pudins Aloo (Batata com Molho de Menta
→ Sanduíches de Ervilha e Menta

Desça as escadas e deite no chão.

O ar quente sobe (visto sua baixa densidade), estando uma camada acima do ar gelado. Caso esteja em casa, fique abaixo do ar quente. Vá em direção ao seu porão ou fique no primeiro andar. Quanto mais próximo do nível do solo, melhor.

Tente usar um sistema de snorkeling contra o calor.

Pegue um copo e encha-o com gelo. Traga-o para perto da boca e sopre o gelo. O ar soprado no copo resfriará drasticamente, e possuindo apenas uma saída (que está na direção de seu rosto), ele acaba retornando e refrescando sua pele.

Pense frio.

Leia livros sobre pessoas que escalaram o Monte Everest ou que visitaram a Noruega. Assista a filmes como “A Marcha dos Pinguins” e “Era do Gelo”. Você não se refrescará fisicamente, mas não é impossível o surgimento de um efeito placebo a partir da visualização mental de ambientes gelados.

Descanse inteligentemente.

Use estas dicas para relaxar e se refrescar simultaneamente:

Refrescando Sua Casa

Feche as persianas.

Fechar persianas e cortinas durante o dia irá ajudar a bloquear o calor. Assim que o sol atingir sua casa pela manhã, feche todas as janelas e mantenha todas as portas e janelas exteriores fechadas. Faça isso até o cair da noite, quando o ambiente permite que as janelas sejam abertas novamente.

Abra as janelas durante a noite.

Abra algumas janelas específicas, que permitam a entrada do ar gelado noturno. Deixe todas as portas interiores abertas (incluindo as de armários e despensas). Portas fechadas significam calor acumulado.

Resfrie sua casa com ventiladores.

Posicione um ventilador de teto, de parede ou de sótão para empurrar o ar quente para fora. Utilize ventiladores portáteis para empurrar o ar fresco do porão para cima.

Crie um ar condicionado caseiro.

Faça um ventilador soprar em direção a uma vasilha de aço repleta de gelo e sal. Também é possível usar duas garrafas de dois litros cheias de água (70%), sal grosso (10%) e ar (20%, para expandir). Congele-as. O sal faz com que a temperatura vá abaixo de zero. Coloque as garrafas em uma vasilha grande. Posicione um ventilador para soprar o ar nelas. Quando o gelo salgado na garrafa derreter, o ar ao redor resfriará. O ventilador levará tal ar a você. As garrafas de água e sal podem ser reaproveitadas.

Desligue todas as fontes de calor.

Não use fogão ou forno para aquecer comida. Coma alimentos gelados ou use um micro-ondas. Lâmpadas incandescentes também criam calor – prefira luzes fluorescentes ou lâmpadas de LED. Desligue luzes e computadores que não estejam sendo usados. Desligue a TV, pois ela gera muito calor. Extensões também devem ser desligadas.

Evite vapor.

Durante o dia, não tome banhos quentes. Certas atividades domésticas – como lavar roupas e pratos ou cozinhar – devem ser deixadas para a noite. Lacre bem os potes com alimentos. Certifique-se de que a porta de fogões, máquinas de lavar e centrífugas estejam livres de defeitos.

Ajuste seu depurador de ar.

Certifique-se de que as lâmpadas de depurador de ar de seu fogão a gás estejam instaladas corretamente. O excesso de iluminação produz muito calor.

Coloque tecido branco sobre tudo o que for felpudo em sua casa

Durante o verão, cubra travesseiros com fronhas brancas, coloque capas de linho branco sobre sofás ou lençóis brancos sobre os móveis. Tecidos de cores claras refletirão o calor em vez de absorvê-lo, e a textura macia lhe dará uma impressão de frescor.

Caso tenha a oportunidade de escolher, prefira um telhado de cor clara.

Tais telhados refletem a luz do sol em vez de absorvê-la.

Isole sua casa.

Um lar que possui paredes com bom isolamento térmico, além de um sótão, mantém o calor foradurante estações quentes. Imagine sua casa como um cooler gigante de isopor! Existem muitas opções de isolamento, incluindo tipos que podem ser despejados facilmente pelas paredes. Outro adendo é que existem programas de governo que podem ajudar a custear tais tipos de avanços.

Plante uma árvore.

Árvores com folhas podem criar sombras sobre sua casa ou jardim, refrescando consideravelmente as coisas. Árvores decíduas (que perdem as folhas no inverno) irão deixar a luz do sol entrar no inverno e o protegerá da mesma durante o verão.

Planeje pátios inteligentemente.

Não construa pátios de concreto, pedra ou tijolos e com poucas sombras. Tais materiais refletem o calor do sol contra janelas ou paredes, especialmente nos lados sul ou oeste. Rocha, pedra e concreto também retêm calor por mais tempo do que áreas plantadas.

Consiga sombras com varandas e toldos.

Construa uma varanda de verão no lado norte da casa, onde geralmente há sombras. Os lados sul e oeste da casa são, geralmente, os mais quentes e que mais precisam de sombras, então planeje bem a localização de portas exteriores e janelas para evitar o calor.

Manipule o ar gelado.

Se sua casa possuir um porão e um sistema central de ar condicionado, procure um profissional em AVAC para planejar um sistema de retorno de ar, reciclando qualquer ar gelado natural e espalhando-o pelo lar.

Instale um exaustor de casa inteira.

Isso empurrará o ar quente em direção ao sótão, que o dissipará por meio das saídas de ar. Para resfriar a casa, abra uma porta para o porão. Certifique-se de que todas as portas entre o porão e a sala onde está o exaustor estejam abertas. Ligue o exaustor durante a noite e abra as janelas dos andares inferiores para gelar a casa. Certifique-se de construir boas saídas de ar para o porão aguentar o calor.

Instale saídas de ar no sótão.

É incrível a diferença que faz um sótão frio no que se refere à temperatura do lar.

Instale uma porta exterior trancável que permita a passagem de ar.

Isto pode ser uma porta em tela, ou feita de barras ou até uma persiana. Isto permitirá a entrada de vento enquanto assegura a privacidade. Fechaduras que mantém abertas as janelas (em poucos centímetros) estão disponíveis em variados modelos, podendo ser uma ótima opção de resfriamento e segurança.

Fonte:read:http://sossolteiros.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário