quarta-feira, 30 de março de 2016

VEM AI OS JOGOS ESCOLARES DO CEARÁ 2016


Com a meta de integrar e construir valores por meio do esporte, foi lançado na manhã desta quarta-feira (30) o torneio Jogos Escolares do Ceará 2016 (JEC). Além da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), a competição passa a contar com o apoio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete do Governador (Cojuv). O evento anual ganha força para a nova edição, que terá ampliada a participação de alunos da rede pública estadual, municipal e privada, alcançando 75 mil jovens em todo o Estado.

Participaram da cerimônia de lançamento: Márcio Brito, secretário executivo do Esporte, David Barros, coordenador de Juventude, Moacir Ribeiro, coordenador do Esporte, e Ernani Jacó, coordenador do JEC. Durante o evento, realizado na sede da Sesporte, foi exposto para os representantes municipais e de federações presentes o novo regulamento e o calendário da competição estudantil, assim como as ferramentas para cadastro de alunos, técnicos e escolas.

Para Brito, a nova fórmula de disputa mostra uma evolução necessária para os Jogos Escolares do Ceará.  “Entendemos que era preciso democratizar os Jogos para cumprir o objetivo de promover o esporte e identificar talentos, então nos debruçamos em buscar uma fórmula que conseguisse contemplar os municípios de todo o Ceará ". Ele explica que o evento será ampliado para municípios e jovens que tinham mais dificuldades de participar das seletivas. "Posso dizer que, neste ano, independente da distância que o aluno-atleta esteja da Capital, todos terão condições de participar do maior torneio do desporto estudantil da história do Estado”, comentou o secretário executivo da Sesporte.

David Barros reforça que essa oportunidade dará um retorno ainda maior que as eventuais conquistas nos campos de competição. “A parceria entre Sesporte, Seduc e a Coordenadoria da Juventude veio com grande alegria. Vejo os Jogos Escolares do Ceará como um importante fator de mobilização social por meio do esporte e da educação. Através do torneio, os valores esportivos chegarão aos jovens de todo o estado em uma onda de construção de valores fundamentais para a formação dos alunos em grandes cidadãos”, salientou Barros.

Regulamento

A seletiva cearense será dividida em três fases: Municipal, Regional e Estadual. A disputa nos municípios está programada para acontecer no intervalo de 31 de março a 22 de abril. Na sequência, haverá competições nas regiões do Ceará, nos dias 21 e 22 de maio, para os esportes coletivos, e de 3 a 5 de junho e 10 a 12 do mesmo mês, para modalidades individuais.

Por fim, os vencedores da última etapa se encontram no dia 4 de agosto para a disputa da Fase Estadual, que irá selecionar os representantes locais para os Jogos Escolares da Juventude, torneio organizado anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Secretaria do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário