terça-feira, 16 de junho de 2015

POSIÇÕES PARA DORMIR E SEUS EFEITOS NA SAÚDE


Para entender a melhor maneira para dormir, vamos dar uma olhada em oito posições comuns para o sono e o que elas fazem para o corpo.
 Dormir de Barriga para Cima, com os braços ao lado
É considerada pelo pessoal do Interesting Facts & Information, a melhor posição para a coluna vertebral, dizem ser bom para o pescoço também, contanto que você não use muitas almofadas. No entanto, como regra, pessoas que dormem de costas, tendem a roncar mais do que em qualquer outra posição, ou seja, a apnéia do sono está fortemente associada com essa posição.
 Dormir de Barriga para Cima, com os braços para cima
Esta posição é chamada de “estrela do mar”, ela também é boa para as costas. Se você deixa seus braços em torno do travesseiro ou não, dormir de costas também pode ajudar a prevenir rugas faciais e erupções da pele. No entanto, assim como a posição citada acima, esta também pode resultar em ronco e problemas com refluxo. Além disso, manter os braços para cima pode colocar pressão sobre os nervos dos ombros, causando a dores.
Dormir de Barriga para Baixo
Dormir sobre o estômago pode melhorar a digestão, mas ao menos que tenha desenvolvido uma forma de respiração através de seu travesseiro, é mais provável que você incline seu rosto em uma direção ou outra. Isso pode colocar muita pressão sobre o pescoço. Também pode causar dores nas costas, por conta da falta de suporte a coluna vertebral.
Posição Fetal
Dormir todo enrolado como uma bola, com os joelhos dobrados e seu queixo inclinado para baixo pode até ser confortável, mas pode causar problemas em suas costas e pescoço, por forçá-los. O encurvamento extremo da posição fetal pode restringir também a respiração profunda. Mas dormir assim pode ser bom se você tiver problemas com ronco ou se você está grávida.
 De Lado, braços ao lado
Quando você está dormindo de lado, com os dois braços para baixo, a coluna vertebral é suportada melhor em sua curva natural. Isso pode definitivamente ajudar a reduzir as dores nas costas e pescoço, também reduz a apnéia do sono. Mas dormir assim pode contribuir para o envelhecimento da pele devido à gravidade, ou seja, mais rugas e seios caídos.
 De Lado, braços para fora
Esta posição tem muitos dos mesmos benefícios da citada acima, com os braços esticados para baixo. No entanto, qualquer posição “de lado”, pode causar dores no ombro e no braço, devido ao fluxo restrito de sangue e pressão sobre os nervos, e nesse caso pode piorar, por ter os braços para fora, na frente de você.
 De Lado, o direito
Se é um dorminhoco lateral, saiba que escolher o lado faz a diferença. Dormir sobre o lado direito pode dar azia, enquanto dormir do lado esquerdo pode colocar pressão sobre os órgãos internos como o fígado, pulmões e estômago (minimizando o refluxo). Para grávidas, doutores normalmente aconselham dormir sobre o lado esquerdo, já que facilita a circulação para o feto.
 Apoiado ao Travesseiro
Independentemente de qual posição você preferir dormir, é altamente provável que você pode obter uma noite de sono melhor, com menos dor na parte da manhã, apoiando o seu corpo à um travesseiro. Quem dorme de barriga para cima pode colocar um pequeno travesseiro sobre o arco da coluna, quem dorme de lado pode colocar um travesseiro entre os joelhos e quem dorme de barriga para baixo coloque sobre os quadris um travesseiro para apoiar as articulações e assim permitir o completo relaxamento, sem dores.