Quiterianópolis sediará o II Seminário de Apicultura dos Inhamuns. Será nesta quinta-feira (6), das 8h30 às 15h, no Ovileide Buffet. Realizado pelo Sebrae/CE, o evento tem o objetivo de fortalecer essa cadeia produtiva e discutir as oportunidades geradas a partir do reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) do Mel de Aroeira dos Inhamuns.
A iniciativa conta com o apoio de importantes parceiros regionais e institucionais, incluindo o Sistema OCB/CE, FAEC/SENAR, Ematerce e as Prefeituras Municipais de Tauá, Arneiroz e Aiuaba, além do patrocínio da Prefeitura de Quiterianópolis e da empresa Serraria São Francisco.
De acordo com a articuladora do Sebrae/CE na região dos Inhamuns, Gina Sena, a apicultura é uma das atividades econômicas que mais crescem no território e tem se mostrado estratégica para a sustentabilidade das famílias rurais. “Com baixo impacto ambiental e alta capacidade de geração de renda, a produção de mel representa uma alternativa viável em regiões de clima semiárido, aproveitando floradas nativas e fortalecendo a convivência produtiva com a Caatinga”, destaca.
Para Gina, o reconhecimento do Mel de Aroeira dos Inhamuns com a Indicação Geográfica, em 2025, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), simboliza a valorização dessa atividade produtiva e reforça a identidade territorial do produto.
A prefeita de Quiterianópolis, Juliana Abreu, destaca a importância do município sediar o II Seminário de Apicultura dos Inhamuns, encontro que destaca o papel estratégico da apicultura para o semiárido cearense.
Ao sediar este importante evento, Quiterianópolis reafirma seu compromisso com a valorização da produção local, da biodiversidade da caatinga e das flores nativas que sustentam a cadeia do mel de aroeira. "Ao abordar temas como a Indicação Geográfica do Mel de Aroeira dos Inhamuns, este seminário transforma-se em oportunidade ímpar para nossos apicultores, associações e empreendedores: pois representa o acesso a novos mercados, o fortalecimento das práticas produtivas e o reconhecimento da identidade territorial”, ressaltou.
Repórter Cícero Lacerda
Assuntos
REGIÃO
%2016.14.04_d3cfa006.jpg)
%2016.14.04_ea01b90c.jpg)