Recuperada em Tauá carga roubada no Estado do Piauí, avaliada em mais de 500 mil reais

 

Uma operação conjunta das forças de segurança de Tauá, resultou na recuperação de um caminhão com uma carga roubada no Estado do Piauí. Por volta das 17h, dessa quinta-feira (12), a equipe RAIO 125, composta pelos policiais militares Diniz, Cavalcante, Anderson e Romeci de Moura Júnior, recebeu a informação de que na CE-187, nas proximidades da Ladeira do Cruz, próximo ao distrito de Santa Tereza, zona rural do município de Tauá, estava o motorista de uma carreta, abordando populares e perguntando sobre a presença de policiamento na região, o que levantou suspeitas sobre sua conduta.

Com o apoio da viatura do POG (Policiamento Ostensivo Geral), composta pelos policiais militares: Rayan, Duarte e Tenório, foi até o local onde localizaram o veículo suspeito, sendo este composto por cavalo mecânico de placa: NKB-5C43 e carreta de placas: HZC-6338. Durante a averiguação, foi constatado indício de adulteração na placa da carreta, apresentando alteração na identificação alfanumérica.

O condutor foi identificado como Luanderson Mendes da Silveira, 29 anos, natural de Teresina/PI. Ele relatou ter sido contratado apenas para realizar o transporte da carga, supostamente composta por produtos industrializados. Contudo, não apresentou qualquer documentação fiscal referente à mercadoria transportada.

A equipe observou que havia mistura de alimentos com produtos de limpeza, o que causou estranheza. O motorista informou que receberia a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais) pelo serviço, mas não soube identificar o proprietário do veículo.

Diante da ausência de documentação e das circunstâncias suspeitas, a carga foi considerada de procedência duvidosa, possivelmente produto de furto ou roubo, fato confirmado após informação do Núcleo de Inteligência da PRF, que a carga foi roubada na cidade de Lagoinha do Piauí-PI, no dia 29 de maio de 2025, conforme Boletim de Ocorrência da Delegacia de Água Branca-PI. 

Como o veículo apresentava falha mecânica e encontrava-se carregado, foi deixado em um posto de combustível em Santa Teresa, sob escolta policial. Dando continuidade as diligências houve reforço operacional do Delegado Dr. Adriano Queiroz, e sua composição composta pelos policiais civis: Joseph, Herbert, Igor e Jefferson, bem como o apoio da equipe do Tenente Ricardo, Sargento Tayronne e Cabo Bacelar, que participaram das diligências na manhã desta sexta-feira (13), e até o termino da vistoria realizada da carga, em busca de mais ilícitos.

A carga foi avaliada em mais de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), com peso aproximado de 25 toneladas, contendo diversos produtos, tais como: sabão em pó Omo e Brilhante, sabão líquido Brilhante, limpador Cif, sabonetes Dove, condimentos de temperos de várias marcas, maionese Helmans, molho Shoyu, entre outros produtos.

O condutor foi apresentado à Delegacia de Tauá, onde foi autuado em flagrante com base no Art. 311, § 1º, inciso III, do Código Penal (adulteração de sinal identificador de veículo automotor), ficando à disposição da Justiça. Na manhã de hoje foi conduzido para o Núcleo de Custódia, em Crateús. 

A carreta se encontra apreendida na sede da 3ªCIA/5ºBPRAIO, devido não haver espaço suficiente na Delegacia de Tauá. Lá compareceu à composição do posto da Secretária da Fazenda (SEFAZ) do município de Parambu, para os procedimentos legais. O fato segue em investigação. 

Repórter Edy Fernandes com informação do CPRaio de Tauá 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato