Mais de 131 mil eleitores no Ceará terão seus títulos cancelados por não regularizarem pendências com a Justiça Eleitoral dentro do prazo, encerrado em 19 de maio. A medida atinge pessoas que deixaram de votar nas três últimas eleições, sem justificativa formal ou pagamento das multas correspondentes.
Com o cancelamento do título, além de perder o direito ao voto, o cidadão pode enfrentar uma série de restrições, como: dificuldades para obter empréstimos, emitir documentos oficiais ou se matricular em instituições de ensino.
A Justiça Eleitoral informou que não fará comunicados individuais sobre os cancelamentos. É responsabilidade do próprio eleitor verificar sua situação no site do TRE-CE.
Apesar do cancelamento, os eleitores ainda podem solicitar a regularização da inscrição. O procedimento pode ser feito tanto online quanto de forma presencial:
Online: Acesse o Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TRE-CE, e envie a documentação necessária.
Presencial: Compareça a um dos postos de atendimento ou cartórios eleitorais. Os endereços estão disponíveis no site do Tribunal.
Caso haja multas pendentes, será necessário quitá-las. No entanto, apenas o pagamento não reverte automaticamente o cancelamento, é preciso solicitar a regularização do título.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, o TRE-CE disponibiliza atendimento pelo WhatsApp no número (85) 3195-8400.
Na 19ª zona eleitoral, que compreende Parambu e Tauá, existiam 1.712 títulos irregulares, sendo 869 de Tauá e 843 de Parambu.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário