Foto: Shutterstock |
Os participantes do certame podem conferir informações como número de inscrição, data, horário e local de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser consultado pelo portal do Encceja. Neste endereço eletrônico o indivíduo deve efetuar login usando o Gov.br para acessar os dados.
O documento ainda apresenta orientações para a realização do exame, bem como se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada. Embora não seja obrigatório, o Inep orienta que o participante deve levar o cartão no dia da prova.
A realização do Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e a adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio na idade apropriada, possibilitando a retomada da trajetória escolar.
Horários Encceja 2024
As provas do exame são aplicadas em 25 de agosto, nos períodos da manhã e da tarde.No primeiro turno, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45. As provas começam às 9h e terminam às 13h.
Já à tarde, os portões abrem às 14h30 e fecham às 15h15. A aplicação da tarde se inicia às 15h30 e vai até as 20h30.
Os participantes com direito a tempo adicional poderão finalizar o exame após os horários previstos para encerramento das provas. A aplicação segue o horário de Brasília.
O QUE É O ENCCEJA?
Para quem parou de estudar, o Encceja é importante para: Obter o certificado de conclusão do ensino fundamental;
Obter o certificado de conclusão do ensino médio.
É possível conseguir o certificado de uma só vez, caso alcance a nota mínima nas quatro áreas do conhecimento avaliadas e na redação na mesma edição do Encceja. Quem não alcança a nota em todas as áreas pode solicitar a declaração parcial de proficiência. Quando todas forem conquistadas é possível obter o certificado.
O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário