segunda-feira, 3 de junho de 2024

Município propõe a criação do dia do Poeta Repentista e Câmara aprova vários projetos

 


Foi realizada nesta segunda-feira (03), a 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Tauá, comandada pela Presidente, Polyana Lima. Na pauta, indicações, moções e projetos de iniciativa do executivo e dos parlamentares. 

No grande expediente, deu entrada o projeto de autoria do executivo, que Institui o Dia do Poeta Repentista, a ser comemorado na data de 30 de novembro, no âmbito do Município de Tauá. 

O projeto diz no Art. 1°, fica instituído o Dia do Poeta Repentista, a ser comemorado, anualmente, na data de 30 de novembro, no âmbito do Município de Tauá-Ceará, em homenagem ao repentista tauaense, José Ferreira Diassis, conhecido por "Dedé Chagas, data correspondente ao dia do seu nascimento. 

Art. 2°. A instituição do Dia do Poeta Repentista ou Trovador visa a valorização e visibilidade do profissional que utiliza o improviso rimado, como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita, transmitido de imediato ou por tradição popular. 

Art. 3º. Para comemoração do Dia do Poeta Repentista será realizado Festival de Violeiros de Tauá. 

Na ordem do dia foi aprovado por unanimidade dos presentes, o projeto de lei do executivo, que dispõe sobre a denominação do equipamento público, a Praça da Criança, situada no bairro Centro, sede do Município. A praça receberá a denominação de Maria Eduarda Alexandrino Feitosa, que faleceu precocemente, filha da senhora Leila e do vereador Chico Neto. 

Aprovado projeto de lei também do executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal repassar apoio financeiro, de forma subsidiária, à Paróquia de Santa Teresa - Diocese de Crateús, com a exclusiva finalidade de preservação do imóvel tombado pelo Município de Tauá, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. 

Aprovado projeto de autoria do vereador Wellington Urbano, que denomina de Antônio José Vital, a base do Pró-Cidadania da sede da vila de Marruás. Ele foi um homem respeitado e conciliador no Distrito de Marruás, chegando a ser nomeado delegado por 05 anos. 

Foram aprovados dois projetos de decreto legislativo, concedendo títulos de cidadania para Marlos Costa de Andrade, Superintendente da CODEVASF, autoria do vereador Genival Coutinho e para a Agente de Saúde Antônia Marlene Alves Benevenuto, de autoria do vereador Felipe Viana. 

Por último aprovado projeto de resolução do vereador Genival Coutinho, concedendo a deputada Estadual, Gabriella Pequeno Costa Gomes de Aguiar a honraria da "Medalha do Mérito Legislativo Prefeito Antônio Jataí Sobrinho". 

Três parlamentares ocuparam a tribuna, Fúlvio Gonçalves, Valdemar Junior e Felipe Viana. Abaixo o link com os pronunciamentos. 



Repórter Edy Fernandes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário