sábado, 9 de março de 2024

UECE empossa 85 novos professores, 24 são para o Cecitec em Tauá

 

Após mais de um ano de espera, em uma cerimônia cheia de emoção e gratidão por parte dos presentes, mais 85 professores aprovados no concurso público de 2022 foram convocados e devidamente empossados para assumirem a docência na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Os docentes se unem aos outros 190 professores já lotados em suas áreas, totalizando 275 efetivados.

Eles foram distribuídos nas unidades da Uece, sendo 24 para o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região do Inhamuns (Cecitec), 21 para a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc), 19 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc), 11 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (Fecil) e 10 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (Faec).

Participaram da cerimônia de posse o governador do Ceará, Elmano de Freitas; a titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; o reitor da Uece, Hildebrando Soares; o vice reitor, Dárcio Teixeira; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; os professores Artur Bruno e Mazé Barbosa, além de outros representantes da Universidade e os convidados dos docentes.

O Reitor da instituição de ensino superior, professor Hildebrando Soares, disse que a posse é um momento de festa para a Universidade e representa a decisão do Estado em garantir uma política de expansão e interiorização das universidades estaduais.

“A Uece tomou a decisão de abrir novos cursos e novos campi, em particular no interior do Estado do Ceará, para assim oferecer à juventude a oportunidade de ingresso no ensino superior. São nove cursos novos e três novos campi que fazem parte de toda essa política de expansão”, disse o reitor.

Soares disse que já foram empossados 275 dos 365 professores que devem ser efetivados ainda neste primeiro semestre. “Dos 90 (restantes), 38 serão convocados e efetivados nos próximos meses e as 52 vagas que ficaram ociosas, queremos colocar em um novo edital para realizar um novo concurso”, complementou.

A representante dos docentes convocados, professora Aline Maia, de 34 anos, vai lecionar no curso de Medicina Veterinária e, em seu discurso, relembrou os dias de espera pela posse e pela convocação e ressaltou que, profissionalmente, é fruto da instituição de ensino.

Fonte: O Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário