quinta-feira, 17 de agosto de 2023

IFCE de Tauá sedia II Fórum do Empreendedor Apícola dos Sertões de Crateús e Inhamuns

 

O campus de Tauá do IFCE sediará, no dia 17 de agosto, o II Fórum do Empreendedor Apícola dos Sertões de Crateús e Inhamuns. O evento, promovido pelo Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido (CIDTS) do IFCE, oportunizará o encontro de apicultores, associações, cooperativas, empresas do segmento apícola, docentes, pesquisadores e técnicos envolvidos na Rota do Mel. A inscrição para participar é por meio de formulário on-line.

A programação do fórum traz palestras que abordarão a Indicação Geográfica do Mel de Aroeira, a atuação das mulheres na apicultura e a apicultura sustentável no semiárido. Também serão ofertadas 9 oficinas gratuitas sobre comercialização do mel, normas sanitárias, produção de própolis e hidromel no semiárido, controle de pragas, confecção de caixas para criação de abelhas e outros temas.

Para a coordenadora do evento, a professora Kelvia Castro, a expectativa é de que o encontro fortaleça a apicultura na região e possibilite a expansão das atividades de um dos ramos da agropecuária mais sustentáveis e de maior crescimento nos últimos anos. "Além de promover capacitação para os agentes envolvidos na cadeia produtiva do mel, o objetivo do fórum é proporcionar momentos de trocas de experiências e vivências", afirma.

O II Fórum do Empreendedor Apícola dos Sertões de Crateús e Inhamuns é uma realização do IFCE em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação dos Apicultores(as) Camponeses(as) do Município de Independência, a Associação dos Apicultores de Crateús, o Banco do Nordeste, a Cáritas Diocesana de Crateús, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), o Governo do Estado do Ceará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e as prefeituras municipais da Rota do Mel.

Rota do Mel
A Rota do Mel inclui, atualmente, 9 polos em todo o Brasil. No Ceará, o polo Crateús/Inhamuns envolve mais de 10 municípios. A rota é uma das 11 que integram as Rotas de Integração Nacional, programa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional voltado à formação de redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Programação
7h - Recepção e café da manhã
8h - Abertura
8h30 - Palestra: Indicação Geográfica do Mel de Aroeira. Mediador: Sebrae.
10h às 11h30 - Oficinas (parte 1)
11h30 - Almoço
13h às 15h - Oficinas (parte 2)
13h - Roda de conversa: Mulheres na apicultura. Mediadora: Dra. Hiara Marques Meneses (SENAR).
15h - Mesa-redonda: Apicultura sustentável no semiárido. Mediador: Dr. Daniel Santiago Pereira (Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental).

Oficinas (inscrições por ordem de chegada)
1. Beneficiamento, agregação de valor e comercialização de mel e derivados (20 vagas)
Facilitador: Tec. Agro. Glecyvan Alves de Souza (COCEPAT).
2. Manejo para produção de própolis em colônias de abelhas africanizadas no semiárido (20 vagas)
Facilitador: Tec. Agro. José Aldy Torres da Silva (SENAR/Consultor Sebrae).
3. Produção de hidromel e melomel artesanal utilizando insumos da Caatinga (20 vagas)
Facilitadores: Dr. Isac Gabriel Abrahao Bomfim e Prof. Dr. Aelton Biasi Giroldo (IFCE Crateús).
4. Produção de caixas para criação de abelhas (20 vagas)
Facilitador: Prof. Me. Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior (IFCE Tauá) e Jobson Vital Costa (Servidor IFCE Tauá)
5. Coleta e beneficiamento de apitoxina (20 vagas)
Facilitador: Tec. Agro. André Gomes de Melo (Empresa Melo e Sousa Consultoria).
6. Normas higiênico-sanitárias e tecnológicas para os estabelecimentos que elaboram produtos de abelhas e seus derivados: atualizações sobre a nova Portaria SDA Nº 795, de 10 de maio de 2023 (20 vagas)
Facilitador: Tecnólogo em Alimentos Rodrigo Porto Coutinho (Agrotec Assessoria e Consultoria Agropecuária).
7. Riscos sanitários e ações para controle de pragas e doenças apícolas no semiárido (20 vagas)
Facilitador: Prof. Dr. João Paulo de Holanda Neto (IFCE Crateús).
8. Criação de abelhas indígenas sem ferrão da Caatinga (20 vagas)
Facilitadora: Dra. Hiara Marques Meneses (SENAR).
9. Avaliação do Escore das colônias de abelhas africanizadas no semiárido e recomendações de alimentação artificial (20 vagas)
Facilitador: Prof. Dr. Roberto Henrique Dias da Silva (IFCE Limoeiro do Norte).

Larissa Lima - Campus Tauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário