terça-feira, 5 de julho de 2022

Aiuaba registra uma das menores temperaturas do Ceará

 

Cinco cidades cearenses registraram baixas temperaturas na manhã desta terça-feira (5), variando entre 17,2ºC no município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, a 19ºC em Aiuaba. Os dados são Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

A queda nas temperaturas coincide com o inverno no Hemisfério Sul, que começou às 6h13m do dia 21 de junho, a partir do evento astronômico conhecido como solstício de inverno. O evento marca o início da estação mais fria do ano na parte sul do planeta.

Cidades com as menores temperaturas:

São Bendito: 17,2ºC
Poranga: 18ºC
Guaramiranga: 18,2ºC
Crato: 18,6ºC
Aiuaba: 19ºC

Já Fortaleza, que ontem teve mínima de 21ºC, um dos dias mais frio do ano, nesta terça-feira registrou 22,6ºC no início da manhã.

A queda de temperatura em cidades cearenses na madrugada e início da manhã desta segunda-feira (4) ocorreu devido à ausência de nebulosidade, ou seja, redução das nuvens, conforme explica a meteorologista Meiry Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os termômetros oficiais de Fortaleza marcaram 22ºC, às 6h desta segunda. Em regiões serranas e no interior do estado a temperatura foi ainda mais baixa.

"O período principal de chuva já passou, então tem menos nuvens no céu, a maior parte da nebulosidade já sumiu. Então, ao longo do dia, tem muita radiação solar e tardes muito quentes. Ao longo da noite, sem nebulosidade, a gente perde esse 'cobertor', que impede ou às vezes dificulta a perda radiação solar, assim a perda radioativa é maior, e a temperatura vai caindo ao longo da noite e da madrugada", explica a meteorologista.

Segundo a Funceme, a medição dos termômetros de rua é diferente da aferição nos termômetros oficiais do órgão.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Compartilhamento